top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Showcookings, animação e Chega de Bois na 33ª Feira do Fumeiro de Montalegre

Atualizado: 16 de jan.

A "rainha do fumeiro" sai à rua de 18 a 21 deste mês na capital do Barroso. Um cartaz à escala nacional, promovido pelo Município de Montalegre e pela Associação de Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã. A inauguração é feita na próxima quinta-feira (16h00) por Carlos Miguel, Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território. O programa conta com showcookings, animação variada, Chega de Bois, e muito mais.





prato em barro com pedaços de alheira de aves

"Novamente pomos na mesa e servimos aos milhares de visitantes que nos honram com a sua presença o que de melhor temos em casa: o fumeiro, o pão, o mel, os licores e as compotas, a batata, a inigualável carne barrosã, os soberbos cozidos.

Além destas iguarias únicas, quem nos visita pode ainda usufruir de paisagens muito diversificadas, desde o planalto à serra, tendo sempre presentes o calor humano e hospitalidade do Barrosão, nesta que é a Terra Fria, Património Agrícola Mundial, num roteiro gastro-cultural singular.

E é esta identidade galhardamente preservada, que promove o território, estimula o turismo e dinamiza a economia, dando garantia a todos de que é bom estar e viver na nossa terra.

O saber fazer e fazer bem, da valente e prazenteira gente "cá da fronteira do Norte de Portugal" será sempre garantia de excelência dos produtos que, orgulhosamente, apresentamos. Venham confirmar", deixa o convite a Presidente da Câmara de Montalegre, Fátima Fernandes.


A 33ª Feira do Fumeiro de Montalegre arranca esta quinta-feira, 18 de janeiro, com Visita ao Centro Interpretativo do Lobo Ibérico - Pitões das Júnias, pelas 12h30. A abertura oficial acontece às 16h00, com a presença do Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, que inaugura também a exposição "Barroso Património Agrícola Mundial".

homem de fato e gravata, de óculos, com ar sorridente
Carlos Miguel - Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território inaugura a feira.

Segue-se a habitual visita à Feira do Fumeiro e à Praça dos Sabores, que contará com animação entre as 16h00 e as 19h00 a cargo de Os Montalegrenses e Os Barrosões. O espaço de venda da feira encerra às 19h00, no entanto, a animação prossegue, às 21h30, com Luís Pedreira, até às 02h00.


No segundo dia da Feira do Fumeiro, 19 de janeiro, o certame abre às 10h00, e às 15h00 está prevista a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa. Às 16h00, o Chef Nuno Diniz apresenta o livro "A Cozinha Popular Elitista". Na Praça dos Sabores, haverá showcooking e prova de vinhos (Vinho Padre Fontes e Vinho Mont'Alegre) pelo Chef Óscar Geadas - Estrela Michelin, júri master chef, e António Geadas. A animação do segundo dia estará a cargo da Banda Remember e DJ Kinzanas.

mulher loira, de cabelos curtos, blusa cor de rosa e olhar direto
Ana Abrunhosa - Ministra da Coesão Territorial

No sábado, 20 de janeiro, Cavaleiros da Concertina, Corda Banda, Sons do Rio e Os Lordes de Montalegre animam o certame. Showcooking às 16h00 na Praça dos Sabores, desta vez com Chef Leonel Fernandes. A animação fica a cargo dos Siga a Farra e DJ José Antunes.


O último dia da 33ª Feira do Fumeiro de Montalegre vai ser o mote para o programa da RTP "Aqui Portugal" que, para além de animação com Gaiteiros de Pitões, Amigos da Sobreposta, Rapazões da Venda Nova e Rancho Folclórico de S. Torcato, vai ter showcooking com Chef Marco Gomes e a tradicional Chega de Bois, no Campo de Chegas do Senhor da Piedade, às 16h00.


Confira ao pormenor o programa da 33ª Feira do Fumeiro de Montalegre, de 18 a 21 de janeiro.

programa detalhado da Feira do Fumeiro de Montalegre




0 comentário

Kommentare


bottom of page