3 de Outubro, 2024
Melgaço acolhe pela primeira vez a Supertaça de Goalball no próximo sábado, 5 de outubro. A competição será disputada no pavilhão gimnodesportivo do Centro de Estágios de Melgaço, em formato final-four, e reunirá os clubes Futebol Clube do Porto, Sporting Clube de Portugal, Clube Atlético e Cultural e Castêlo da Maia Ginásio Clube. A entrada é livre.
A primeira prova da competição desportiva acontecerá pelas 14h00, onde o Futebol Clube do Porto enfrenta o Clube Atlético e Cultural. De seguida, pelas 15h30, o confronto será entre o Sporting Clube de Portugal e o Castêlo da Maia Ginásio Clube. As equipas vencedoras destes jogos avançarão para a final, disputada pelas 17h30, que determinará o campeão da Supertaça.
A cerimónia protocolar está prevista pelas 18 horas, onde serão entregues os prémios e reconhecido o campeão da Supertaça.
"O Goalball é um desporto que requer total concentração, e, por isso, é fundamental que o público mantenha silêncio durante as partidas, garantindo as condições ideais para os atletas competirem", avisa o Município de Monção em comunicado.
Esta modalidade nasceu em 1946 pelo austríaco Hanz Lorezen e o alemão Sepp Reindle, que tinham como objetivo reabilitar os veteranos da Segunda Guerra Mundial que tinham perdido a visão. Ao contrário de outras modalidades Paralímpicas, o Goalball foi criado e desenvolvido exclusivamente para pessoas com deficiência visual.
"O terreno de jogo tem as mesmas dimensões do de voleibol - 9 metros de largura por 18metros de comprimento. Todas as marcações do campo são feitas com fio de sisal e fita por cima, para que os jogadores sintam o relevo das linhas através do tato e tenham a perceção espacial do campo. As partidas têm uma duração total de 24 minutos, com duas partes de 12 minutos. Cada equipa é constituída por três jogadores titulares e três suplentes. O objetivo de cada equipa é marcar golos na baliza do adversário, que tem a dimensão de toda a linha de fundo do campo - baliza com 9 metros de comprimento por 1,30 metros de altura. A bola utilizada pesa 1250g e tem um dispositivo sonoro interno que em contacto com o solo permite aos jogadores detetarem a sua trajetória", explica a mesma nota.
NUM ÚNICO ESPAÇO, MELGAÇO CONSEGUE RESPONDER A TODAS AS NECESSIDADES DOS DISTINTOS GRUPOS DE TRABALHO
O Centro de Estágios de Melgaço constitui-se como um polo dinamizador do desenvolvimento do desporto, lazer e turismo na região e posiciona-se como um dos mais modernos, mais bem equipados e mais completos complexos desportivos. Divide-se em duas grandes áreas:
a área de lazer, com diversos equipamentos que permitem a prática do desporto de manutenção e equipamentos destinados a atividades lúdicas e culturais;
e a área destinada ao desporto de alta competição, servida por infraestruturas capazes de acolher diversas modalidades, tanto para competição como para treino.
Com uma localização privilegiada e inserido num espaço natural de rara beleza, oferece condições de excelência para acolher equipas e desportistas profissionais e amadores, das mais variadas modalidades, como futebol, futsal, andebol, basquetebol, trail running, atletismo, ciclismo, salto com vara, rugby, patinagem, entre outras. É composto por estádio de futebol (com capacidade para 1700 espectadores), pista de atletismo, campo de treinos,
balneários, clube de saúde, ginásio de manutenção, salas de tratamentos e massagem, entre outros. Estes equipamentos encontram-se vedados ao exterior, mas interligados entre si, visando oferecer as condições necessárias a um melhor estágio, em segurança, tranquilidade e com privacidade.
Até ao momento, o Centro de Estágios recebeu atletas de vários pontos do mundo: Espanha, França, Itália, Canadá, Austrália, China, Qatar, Marrocos, Guiné Equatorial, Roménia, Angola, Polónia, Portugal, Dinamarca, Rússia, Suíça e Nigéria são alguns dos exemplos.
Comentários