SusTEC Summer School - Sistemas Naturais do Barroso encerra esta sexta-feira em Montalegre
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

SusTEC Summer School - Sistemas Naturais do Barroso encerra esta sexta-feira em Montalegre


Montalegre testemunha esta sexta-feira, 29 de julho, a sessão de encerramento da SusTEC Summer School - Sistemas Naturais do Barroso. Uma jornada que conta com a presença de vários membros do Governo.



A comitiva do Governo é constituída pela Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, pela Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, pela Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, e pela Presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Helena Pereira.


De recordar que a participação na escola de Verão em Sistemas Naturais do Barroso foi destinada a estudantes do ensino superior, interessados na investigação em áreas de montanha.

O Barroso - constituído pelos concelhos de Montalegre e Boticas - foi o primeiro território português a ser classificado como sítio "Globally Important Agricultural Heritage Systems (GIAHS)", sendo uma região associada às práticas agrícolas ancestrais e ímpares, muito ligadas aos princípios da ecologia, onde se pratica uma agricultura extensiva, em perfeita harmonia entre os sistemas ambientais, ciclos culturais, práticas agrícolas e o Homem, contribuíram para criar um património agrícola e paisagístico únicos. Nesse sentido, "esta escola de Verão em Sistemas Naturais do Barroso pretende que os participantes sejam capazes de conhecer e compreender os sistemas biológicos do Barroso, nomeadamente os relacionados com o Sistema Agro-Silvo-Pastoril, adquirir conhecimentos acerca da importância e dinâmica dos sistemas biológicos do Barroso e desenvolver competências de socialização, trabalho em grupo, interpretação e discussão de dados científicos."


O sistema agro-silvo-pastoril do Barroso abrange dois municípios (Boticas e Montalegre) que, conjuntamente, ocupam 1.127,4 km2 e onde residem, segundo dados de 2019, 14.073 habitantes, o que corresponde a uma densidade populacional de 12,5 habitantes/km2. Na Europa, existem apenas três países com regiões reconhecidas como SIPAM: Portugal, Espanha (4 regiões) e Itália (2 regiões), o que representa uma forte evidência da exclusividade deste reconhecimento.

PROGRAMA PARA DIA 29 DE JULHO | 11h30

- Chegada da comitiva à sede do Ecomuseu de Barroso (Montalegre) - Entrega dos diplomas aos participantes na SusTEC Summer School - Lançamento das áreas temáticas dos docs e pós-docs - Almoço de trabalho onde será feito o ponto de situação do território como Património Agrícola Mundial




0 comentário
bottom of page