Taxa de desemprego de quadros superiores do Norte é a mais baixa do corrente século
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Taxa de desemprego de quadros superiores do Norte é a mais baixa do corrente século


Quem o diz é o boletim de conjuntura económica regional Norte Conjuntura, publicado esta quinta-feira pela Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-NORTE), relativo ao segundo trimestre de 2022, onde apresenta a evolução da economia, do comércio internacional e do emprego e desemprego regionais.

Nesta edição do boletim, a CCDR-NORTE coloca em destaque o facto de "a taxa de desemprego entre indivíduos com formação superior do Norte ter atingido o valor mais baixo do corrente século, registando uma diminuição para 3,4% no 2.º trimestre de 2022".


Ainda no capítulo do emprego, o boletim Norte Conjuntura aponta para uma "diminuição da população empregada nas indústrias transformadoras do Norte", com registo de uma quebra de 6,9% no 2.º trimestre de 2022 face ao período homólogo de 2021, o que se traduz na "eliminação de 31 mil postos de trabalho". Em contrapartida e em sentido oposto, "o setor dos serviços criou 43,9 mil postos de trabalho, mais 4% em termos homólogos".


As atividades artísticas, de espetáculos, desportivas e recreativas apresentaram o aumento percentual mais significativo (71,2%), em termos homólogos, o que correspondeu à criação líquida de 12.100 postos de trabalho. Seguidamente, destacam-se os acréscimos homólogos dos ramos de atividade da administração pública, defesa e segurança social obrigatória (19,4%) e dos transportes e armazenagem (12,2%), que representaram a criação de 19 500 e 11 500 novos empregos, respetivamente.

Desemprego registado no 2.º trimestre de 2022

No campo dos rendimentos, "o salário médio líquido dos trabalhadores do Norte por conta de outrem aumentou, pela primeira vez, para 1001 Euros no 2.º trimestre de 2022". Ainda assim, "colocando na balança o aumento de preços, o poder de compra dos salários diminuiu 3,1% no Norte e 4,1% em Portugal".


As exportações de bens do Norte subiram, em termos homólogos, 19% no 2.º trimestre de 2022, face ao crescimento de 31,2% em Portugal. Em destaque, as exportações de calçado, polainas e artefactos similares do Norte subiram 32,1%, relativamente ao período homólogo.


Na vertente turística, assinala-se o "aumento das dormidas nos estabelecimentos turísticos do Norte" para 3,2 milhões no 2.º trimestre de 2022, superando pela primeira vez o valor registado no período anterior ao da crise pandémica (três milhões no 2.º trimestre de 2019).


"A taxa de inflação do Norte aumentou de 4,6% para 8,2% entre o primeiro e o segundo trimestre de 2022". Em agosto de 2022 já se situava em 9,1%.




0 comentário
bottom of page