Teatro Diogo Bernardes homenageia Chico Buarque de Hollanda com programação especial | Peneda Gerês TV
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Teatro Diogo Bernardes homenageia Chico Buarque de Hollanda com programação especial

O Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima, dedica este fim de semana ao artista multifacetado Chico Buarque, com uma programação de homenagem, que inclui espetáculo de dança, uma exposição e música.




homem sorridente em fotografia a preto e branco

Escritor, compositor e cantor, Francisco Buarque de Holanda, 78 anos, foi o vencedor do Prémio Camões em 2019. A cerimónia de entrega do prémio chegou a estar marcada para 25 de abril de 2020, mas acabou por ser adiada devido à pandemia da Covid-19. Chico Buarque vai realizar, em 2023, uma temporada em Portugal e aproveitar para receber o Prémio Camões 2019. Para o júri do Prémio Camões, a maior distinção literária de Língua Portuguesa, a escolha de Chico Buarque deveu-se à sua “contribuição para a formação cultural de diferentes gerações”, e ao “caráter multifacetado” do seu trabalho, da poesia, ao teatro e ao romance, estabelecendo-se como “referência fundamental da cultura do mundo contemporâneo”. "O Teatro Diogo Bernardes reconhecendo essa importância e essa referência, dedica um fim de semana da sua programação inteiramente dedicado ao premiado", refere numa nota de imprensa.


A Programação de Homenagem ao cantor e compositor Chico de Buarque de Hollanda, inicia-se no dia 14 de abril, pelas 21h30, com o espetáculo de dança “CHICO”, pela Companhia de Dança Contemporânea de Évora, uma viagem através da poesia, da música, do pensamento político e do universo feminino de Chico Buarque.


No dia 16 de abril, às 17h00, inaugura-se a exposição “Quem te viu, quem te vê” no Bar do Teatro Diogo Bernardes, "uma merecida homenagem a Chico Buarque de Hollanda, um ícone da Música Popular Brasileira", destaca. A mostra exibe caricaturas selecionadas em concurso nacional e conta com o aval de Chico Buarque. É composta por quadros, com reproduções gráficas em alta qualidade das obras selecionadas. A exposição poderá ser visitada no Bar do Teatro Diogo Bernardes entre os dias 16 de abril e 16 de maio, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 12h00 e das 14h30 às 17h00, e durante os dias de espetáculo de acordo com os horários praticados. Na programação de “Quem te viu, quem te vê” não poderia faltar o ingrediente mais importante na carreira do artista: a música.


Para completar o tributo a Chico Buarque, um espetáculo com os cantores Marcus Lima e Thais Motta, acompanhados do pianista Cristóvão Bastos, complementam a exposição, apresentando um reportório especial dedicado aos grandes clássicos do homenageado. A direção artística é de João Carino, roteiro e conceção de João Carino e Marcos Gomes. A formação conta também com João Lyra no violão, Dudu Oliveira nos sopros, Bororó no baixo e Thadeuzinho na bateria e percussões.


Bilhetes à venda na bilheteira física do Teatro Diogo Bernardes, de segunda a sexta-feira no horário normal de funcionamento ou na bilheteira eletrónica em: https://teatrodiogobernardes.bol.pt .





0 comentário
bottom of page