Teatro Nacional D. Maria II traz dois espetáculos da "Odisseia Nacional" a Paredes de Coura
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Teatro Nacional D. Maria II traz dois espetáculos da "Odisseia Nacional" a Paredes de Coura



‘Cartografia dos desejos’ e ‘descobri-quê?’ são os espetáculos propostos pelo Teatro Nacional D. Maria II para Paredes de Coura, no âmbito da iniciativa Odisseia Nacional que este ano percorre todos os cantos do país enquanto aquele emblemático equipamento cultural sediado no Rossio, em Lisboa, se encontra encerrado para obras de requalificação.

No início de fevereiro, o Centro Cultural de Paredes de Coura recebe a residência artística do projeto coletivo Pele com ‘Cartografia dos desejos’ - título inspirado em Suely Rolnik e Félix Guattari -, cujo espetáculo de apresentação final está agendado para 11 e 12 de março.


Por sua vez, os criadores da Estrutura, Cátia Pinheiro e José Nunes, juntamente com o artista, performer e arte-educador Dori Nigro trazem ‘descobri-quê?’, espetáculo orientado para um público juvenil, nos dias 17 e 18 de março, e precedido de residência artística e ações de formação para as escolas.


Com isto, Paredes de Coura junta-se a mais 92 concelhos de todas as regiões de Portugal continental e ilhas, que ao longo de todo o ano recebem da Odisseia Nacional do D. Maria II centenas de propostas, incluindo espetáculos, atividades para escolas, projetos com comunidades locais, formação, lançamentos de livros e muito mais.


Cartografia dos Desejos’

11 - 12 março (apresentação final) |processo a realizar 1 fevereiro a 12 de março


A incerteza dos quotidianos e do futuro, a polarização do mundo, o Antropoceno, a/o outra/o, o medo … o medo! Vivemos acinzentada/os nos corpos, nos dias e nos desejos. Reclamamos, por isso, o direito à liberdade do desejo, de questionar e contrariar modelos padronizados e dominantes de produção de subjetividades, como forma urgente de construção, reconstrução e desconstrução da realidade.


Este projeto do coletivo Pele, Cartografia dos desejos* (título inspirado em Suely Rolnik e Félix Guattari), propõe um espaço e tempo de reflexão e exercício do simbólico. Convoca os protestos dos inconscientes e conscientes, como processo de construção coletiva de outro devir - esse movimento orgânico e permanente de passagem da potência ao ato.


Este mapeamento de desejos desenha-se em três fases: circulação de um dispositivo mediador/ativador/provocador que convoca o/s grupo/s a um exercício poético e político de colagens e escrita criativa, com o propósito de tecer um quadro das vontades, memórias e desejos individuais e coletivos; aprofundamento da escrita e momento imersivo com grupo/s para criação coletiva de objetos cenográficos e texto; apresentação / manifesto público dos desejos: objeto/s e palavra/s.

[Processo a realizar de 1 Fevereiro a 12 de março]

‘descobri-quê?’

17 - 18 março | Centro Cultural de Paredes de Coura


‘descobri-quê?’ é um espetáculo que pretende contribuir para a descolonização – enquanto gesto inacabado, portanto constante e continuado – do ensino do período histórico designado como Descobrimentos, quebrando uma série de narrativas oficiais que romantizam esta época e procurando uma confrontação com o passado invasor, expansionista e colonialista português.


Este espetáculo é orientado para um público juvenil e resulta da colaboração dos criadores da Estrutura (Cátia Pinheiro e José Nunes) com o artista, performer e arte-educador Dori Nigro. Paralelamente, serão desenvolvidas ações de formação para as escolas e para o público em geral.

[A Estrutura estará em residência artística de 6 a 17 de março e o espetáculo será apresentado no dia 17 de março para os alunos do 2.º e 3.º ciclos e dia 18 de março para o público em geral]


0 comentário
bottom of page