1 de Outubro, 2024
Uma coprodução entre a CEM Palcos (Viseu) e o Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana (Viana do Castelo) traz a cena "Volta à Europa". O espetáculo, destinado a público infantojuvenil, explora o conceito do que é a Europa enquanto entidade geográfica e social, e que aborda os povos, as culturas e a história dos diferentes países europeus.
Com texto original de Lígia Soares dirigido por Graeme Pulleyn, com interpretação de Clara Spormann ("Clara"), Tavo Iván Romero ("Gustavo"), Nuno J. Loureiro ("operário DJ/Zeus") e Sílvia Barbosa ("Miss Sponsor", "deusa grega", "Sami", "Europa", entre outras personagens), "Volta à Europa" estreia já este sábado, 5 de outubro, às 17h00, na Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo. Repete depois a 12 e 19 de outubro no mesmo horário.
Este espetáculo é uma criação para maiores de 6 anos que "explora o conceito de Europa enquanto entidade geográfica e social, e que aborda os povos, as culturas e a história dos diferentes países europeus, através de uma viagem de bicicleta feita pelos protagonistas da história, contada em 60 minutos com música ao vivo", descreve o Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana.
"Nós procuramos criar um espetáculo em camadas, que tanto pode ser visto por uma criança de 6 ou 7 anos, como pode ser vista e desfrutada por um adulto e cada um apanha coisas diferentes", explicava o encenador inglês Graeme Pulleyn, em conversa com os jornalistas, após o ensaio de imprensa ao final desta manhã.
O objetivo de "Volta à Europa", afirma Graeme, "é, em conjunto refletirmos sobre o que é isto a que chamamos Europa. A Europa não é a União Europeia; a Europa é outra entidade, tem uma história e tocamos em pontos de história como o Muro de Berlim e outros apontamentos históricos, falados sempre num contexto de reflexão em que convidamos o público a participar. Há momentos em que transformamos o público em deputados do Parlamento Europeu; outros em que se transformam em renas dos Sami - os pastores de rena da Lapónia -, e outros são soldados das Nações Unidas e, através desta participação e de uma reflexão do texto da Lígia Soares - que é desafiante -, de pensarmos juntos sobre estas questões, sobre as fronteiras, sobre as viagens, o porquê de viajar, o porquê de conhecer o outro, como conhecer o outro, como comunicar com o outro, e o prazer e a alegria de uma vida em conjunto", explicava o encenador.
"Será que as nossas nacionalidades são a origem das nossas teimosias?" questionava o argentino Gustavo, interpretado por Tavo Iván Romero que, juntamente com Clara, decide dar a volta à Europa... de bicicleta, propondo fazê-lo em apenas 49 dias!
"Possível? Há quem diga que não! E depois há quem não tenha medo de um bom desafio, mesmo quando esse desafio parece estar para além do alcance de dois meros seres humanos.
Uma montanha, vários castelos, alguns poetas, uma pintura, um porto, um parlamento, um bolo de chocolate, um mar gelado, uma noite de verão, um pastor de renas, uma matriosca, uma fronteira fechada, uma bolacha em forma de coração, um dragão, vários ecos, um mergulho, uma separação e vários dias mais tarde Gustavo e Clara voltam para o lugar de onde partiram.
Nunca mais serão os mesmos", desvenda a sinopse deste espetáculo que, depois de Viana do Castelo, segue para Viseu, na Incubadora do Centro Histórico, a 22 e 23 de novembro.
O espetáculo "Volta à Europa" integra a oferta de Teatro Escolar do Serviço Educativo do Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana para 2024/2025, tendo já confirmadas 36 representações gratuitas em 17 escolas do ensino básico do Concelho de Viana do Castelo, que vão abranger cerca de 2000 crianças.
Todas as representações de "Volta à Europa" contam com Legendagem em Inglês e haverá reconhecimento de palco em todas as sessões, sendo que a tradução simultânea em Língua Gestual Portuguesa está prevista para a sessão de dia 19 de outubro. A conversa pós-espetáculo será no dia 12 de outubro.
コメント