O Município de Terras de Bouro, na sequência do contacto da FORESTIS – Associação Florestal de Portugal, proporcionou a concretização de uma ação no concelho no âmbito do projeto Floresta “EntreGerações”, plano desenvolvido pela referida associação florestal.
O projeto Floresta “EntreGerações” tem como objetivo "a aproximação de gerações na passagem de testemunho e conhecimento da floresta entre os mais velhos e as gerações mais novas, criando uma cultura florestal nos territórios.", lê-se no comunicado.
"Pretende-se, assim, que os mais velhos, com conhecimento empírico sobre a floresta, passem esse saber aos mais jovens, nomeadamente, aos alunos.", refere o Município. Assim, participaram no evento, alunos da Escola de Rio Caldo e também utentes do Centro Social de Moimenta.
O Município diz que a escolha de Terras de Bouro [para associação desenvolver a ação ali] "justifica-se pelo histórico de colaboração do município" que já em 2013 acolheu e apoiou a FORESTIS, na fase organização da final da 3ª edição do Concurso Florestal Europeu YPEF – Young People in European Forests, evento que reuniu jovens e professores de 10 países europeus.
Para esta iniciativa, o Município de Terras de Bouro, representado pela Vereadora Ana Genoveva Araújo, contou com a parceria técnica da Associação Florestal do Cávado e do ICNF [Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas] que forneceu as plantas e apoiou na identificação da área a plantar, acessível ao grupo de jovens e seniores que colaboraram.
Comments