20 de Novembro, 2024
Instituído em 1981 pela FAO, a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação, 16 de outubro é o Dia Mundial da Alimentação. Este dia serve para promover uma alimentação sustentável, saudável e acessível para todos. Em Terras de Bouro, o Dia Mundial da Alimentação Saudável foi comemorado pela Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Terras de Bouro através da leitura de um livro sobre amamentação para crianças.
![crianças aprendendo sobre alimentação saudável através de um livro](https://static.wixstatic.com/media/5a79a0_493165dd6e834c0285eeab58aa8868c3~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_514,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/5a79a0_493165dd6e834c0285eeab58aa8868c3~mv2.jpg)
Na comemoração, foram realizadas diversas sessões de leitura do livro “Mamíferos: Ato de Amamentar”, da autoria da enfermeira Raquel Silva, nos Jardins de Infância de Chorense, Terras de Bouro e Rio Caldo e nas turmas do primeiro ciclo das Escolas de Terras de Bouro, Gerês e Rio Caldo, durante o mês de outubro e de novembro. Estas sessões foram dinamizadas pela equipa de enfermagem da UCC de Terras de Bouro em articulação com a Biblioteca do Agrupamento de Terras de Bouro.
O principal objetivo desta atividade era alertar as crianças sobre a importância de hábitos alimentares saudáveis, promovendo o leite materno, como a opção mais saudável para alimentar um recém-nascido. O livro escolhido abordou, de forma lúdica e educativa, os benefícios da amamentação, tanto para o bebé quanto para a mãe, destacando o papel do leite materno como o alimento mais completo nos primeiros meses de vida. Com ilustrações coloridas e uma linguagem acessível, a história encantou crianças reforçando a mensagem de que uma boa nutrição começa desde o nascimento.
O Município de Terras de Bouro adquiriu alguns exemplares deste livro para que as crianças possam requisitar nas bibliotecas escolares do concelho de Terras de Bouro e promover desta forma, junto dos mais pequeninos, que o leite materno é a opção mais saudável para o desenvolvimento de um bebé.
Comentarios