21 de Agosto, 2024
No pós-férias, o mês de setembro traz muitas novidades e um grande conjunto de espetáculos ao Theatro Gil Vicente, em Barcelos, com uma agenda pensada para abranger os mais diversificados públicos. Ao todo, são 16 as propostas para o mês que encerra a época de verão. Da música à dança, do cinema ao teatro, razões não faltam para um mês na companhia da cultura e das artes.
A programação inicia no dia 1 de setembro, com o espetáculo de música teatral “Ornitópera”, pela Companhia de Música Teatral que traz ao TGV duas sessões de teatro para bebés: às 10h00 e às 11h30. O programa “Em Família” regressa nos dias 8 e 22 de setembro: a 8, a peça “Hansel e Gretel”, pela Red Cloud Teatro de Marionetas e, a 22, a peça “eRrAdO”, pela Plataforma285. As sessões acontecem às 16h00. Já o teatro para o público em geral – a peça “Um certo 25 de Abril”, pela Vamos a Isso, está agendada para o dia 20 de setembro.
JAZZ AO LARGO NAS NOITES AMENAS DE SETEMBRO
Setembro é o mês da música Jazz em Barcelos. A iniciativa, que já vai para a 9.ª edição, vai decorrer desde o dia 12 até ao dia 15. O evento tem uma programação diversificada, pontuada por vários workshops e concertos para todas as idades. O arranque do Festival, a 12 de setembro, às 22h00, no Largo Dr. Martins Lima, é feito por três instrumentistas – Jim Barr, Omar Gudjonsson e Matt Brown.
No dia seguinte (13), às 22h00, o palco é de Jim Black, que acompanhado pelos seus The Schrimps, vão dar um espetáculo que se prevê explosivo. No dia seguinte, 14 de setembro, às 17h00, o Claustro dos Paços do Concelho recebe o magnífico duo de Jim White e Marisa Anderson. E no mesmo dia, mas à noite, no Largo Dr. Martins Lima, Maria João e Mário Laginha regressam a Barcelos para um concerto único, intimista, e com o bom gosto a que a dupla nos habituou nas últimas décadas. Domingo, um dos mais veteranos nomes da música experimental e exploratória, Pierre Bastien, construtor de maquinarias musicais e trompetista, apresenta um curioso e imperdível vídeo/concerto no Theatro Gil Vicente. A terminar o festival, no dia 15 de setembro, às 18h00, teremos a apresentação do Ensemble JAL, constituído por músicos locais e com a direção da Associação Porta-Jazz.
CINEMA, DANÇA E FADO
Com a chegada de setembro, regressam as sessões de cinema. Desta feita, ao ar livre, no Largo Dr. Martins Lima. No dia 3, às 21h30, com a película “Agosto”, de Jorge Silva Melo; no dia 10, é a vez de “Best of Curtas; no dia 17, “Ainda não acabamos – como se fosse uma carta”, de Jorge Silva Melo e, no dia 24, “Diálogos depois do fim”, de Tiago Guedes.
Musicalmente, o mês de setembro traz ao espaço cénico a fadista Aldina Duarte, pelo Radar dos Sons, no dia 28, às 22h00. A sessão tem um custo de 8€. Também a dança está de volta ao TGV com espetáculos nos dias 27 e 29 de setembro: a 27, às 21h30, “Outros Lugares”, pelo Coletivo CAMAFEU, e a 29, às 16h00, a Flash Li Dance apresenta o espetáculo “Unreal 2.0”.
MAIS PARA VER EM OUTUBRO
“À Primeira Vista”, peça de teatro, monólogo e um thriller jurídico de cortar a respiração, que conta com a participação da atriz Margarida Vila-Nova, é um dos grandes destaques da programação de outubro, na sala de espetáculos do Theatro Gil Vicente. A peça sobe ao palco no dia 5 de outubro, às 21h30. A programação teatral de outubro continua no dia 11, às 21h30, quando a CTB – Companhia de Teatro de Braga apresenta a peça “As Pessoas das latas de conserva”. No dia 19, às 21h30, é a vez da apresentação da peça “O Assalto” pela Via3 – Companhia de Teatro. No último dia do mês, a APACI apresenta “As mais belas coisas do Mundo”, pelas 21h30.
TEATRO CRIANÇAS E OFICINA INFANTIL
Na rubrica “Em família no TGV”, as tardes de domingo são dedicadas aos mais novos: no dia 13, pelas 16h00, sobe ao palco a peça “Romeu & Julieta” pelo Teatro Praga; no dia 16, às 16h00 e às 18h00, é a vez da peça “O Livro da Selva” pela Art’ é Vida e, no dia 27, às 16h00, a peça “A Noite dos Vilões” pelo ADN Palco.Entretanto, no dia 27, há ainda lugar para uma oficina infantil (6 aos 36 meses) “Yoga em Família”, dirigida pelo Hino dos Anjos.
CINEMA NO THEATRO GIL VICENTE
A Associação Zoom – Cineclube continua a levar cinema de qualidade ao Theatro Gil Vicente. Desta feita, vai ser exibido, no dia 1 de outubro, o filme “La Ciénaga – O Pântano”, de Lucrécia Martel; no dia 22, pode ver o filme “Cabra Marcado para Morrer”, de Eduardo Coutinho. As sessões têm início às 21h30 e entrada paga.
FORA DE PORTAS
Fora de Portas, o Plátano Koberto recebe, no dia 10, o concerto “Green milk from the planet Orange” e o Paço dos Condes de Barcelos acolhe, a 18 de outubro, o concerto “Manito Massala”. Ambos os espetáculos acontecem às 22h00 e estão inseridos no ciclo de concertos ‘triciclo’.
Os bilhetes para assistir aos espetáculos no Theatro podem ser adquiridos no local, ou através de reserva por e-mail (tgv@cm-barcelos.pt) ou telefone (253 809 694).
Comentários