Ubuntu Fest reúne mais de 500 pessoas de todo o mundo no Politécnico de Viana do Castelo | Peneda Gerês TV
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Ubuntu Fest reúne mais de 500 pessoas de todo o mundo no Politécnico de Viana do Castelo

Evento acontece de 16 a 18 de julho e conta com workshops, jornadas científicas e momentos culturais. O Ubuntu Fest Viana do Castelo irá contar com a presença de mais de 400 estudantes, oriundos de 44 escolas, distribuídas por 34 concelhos, de norte a sul do país.




jovens de diferentes nacionalidades em comunhão, fazendo gesto de "like"

Mais de meio milhar de pessoas de todo o mundo reúne-se, entre domingo e terça-feira, para participar na Ubuntu Fest. Trata-se de um encontro que promete juntar no Instituto Politécnico de Viana do Castelo a comunidade Ubuntu, de Portugal e do mundo, para “celebrar Mandela e o seu legado de Esperança e Amor à Humanidade”.


Os três dias serão preenchidos com workshops, debates, partilhas de resultados e estudos, momentos musicais, jornadas científicas e um sem-número de outras atividades que vão permitir que os participantes possam descobrir Viana do Castelo, as suas tradições, mitos e rituais. Folclore e arraial minhoto, construção de cabeçudos, símbolos de Viana do Castelo em croché, danças criativas ou a elaboração de nós marítimos e tapetes de flores serão apenas algumas das atividades que irão permitir aos mais de 500 participantes dar um salto e mergulhar na cultura do Alto Minho.

Este momento de celebração da unidade, da inovação e do espírito Ubuntu é organizado pelo Instituto Padre António Vieira (IPAV), em parceria com o Politécnico de Viana do Castelo.


O que é o Ubuntu Fest em cinco pontos?

  1. (Re)encontro da Comunidade Ubuntu – momento para partilhar experiências e visões únicas do mundo, enquanto são fortalecidos os laços Ubuntu.

  2. Consolidar a rede Ubuntu – Durante três dias, potenciamos espaço de diálogo, reflexão e abertura para a criação de novas pontes.

  3. Celebrar o legado de Nelson Mandela – num programa de encontro, partilha e celebração, juntamo-nos para assinalar o Dia Internacional Nelson Mandela e comemorar o seu legado de Esperança e Amor à Humanidade.

  4. Relembrar o propósito Ubuntu – o Ubuntu Fest pretende dar a conhecer o impacto Ubuntu, mas também revelar como funcionam as metodologias implementadas.

  5. Colocar em marcha o verbo Esperançar – inspirados por Paulo Freire, “Esperançar” tem sido o mote que tem acompanhado o trabalho desenvolvido ao longo do último ano. Desta forma, o Ubuntu Fest pretende “ir à procura, construir, não desistir, juntar outros para fazer de outra forma”.

Domingo, a receção aos participantes começa às 17h30, no Centro Académico do IPVC, com a atuação de tunas académicas, rusgas da Correlhã e Comboio Ubuntu.


O Auditório Professor Lima de Carvalho, nos Serviços Centrais do Politécnico de Viana do Castelo, será, depois, o local que irá acolher a maioria das iniciativas, que começam, segunda-feira. A cerimónia de abertura irá contar com intervenções do Presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, do Presidente do IPAV, Rui Marques, do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e do Diretor-Geral de Educação, Pedro Cunha.

A manhã será, depois, preenchida com várias temáticas: “Cyuidadanía, do contrato social ao pacto de cuidados”, “Eu esperanço, tu esperanças… o meu olhar depois da semana Ubuntu” e “Que educação para o futuro?” serão os temas em debate em sessões orientadas por três convidados internacionais: Bárbara Nussbaum, fundadora de Finding Us in Music; Pepe Laguna, da Fundação SM, e Marcus Barão, presidente do Conselho Nacional de Juventude do Brasil. Do painel de convidados fará ainda parte Alexandra Marques, da Fundação Aga Khan, e Carlos Albertos Gonçalves, da Casa Mendes Gonçalves.

Após o almoço, a sessão continua na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC, com jornadas científicas (encontro do Conselho Científico da Academia de Líderes Ubuntu, que contará com a partilha de resultados e estudos sobre o método Ubuntu com a comunidade educativa) e duas sessões paralelas sobre “Ubuntu em Portugal e no Mundo" e "Viana fica no Coração”, complementadas com workshops e momentos de aprendizagem. O dia termina com um arraial minhoto.

No último dia, a sessão regressa ao Auditório Professor Lima de Carvalho, com mais atividades e diversos intervenientes internacionais. Entre sessões, haverá espaço para um peddy-paper e visitas a museus na cidade. O encerramento está previsto para 15h, seguindo-se o Ubuntu Honoris Causa, que será entregue ao juiz jubilado Armando Leandro.

O Ubuntu Fest Viana do Castelo tem apoio do PRR BAITS-IPVC (projeto cofinanciado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência pela União Europeia) e cofinanciado pelo POCH – Programa Operacional Capital Humano.

Durante o Ubuntu Fest, o Gabinete de Saúde e Bem-Estar vai estar em permanente presença.

Consulte o programa detalhado AQUI



0 comentário
bottom of page