top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

"Um Livro, Uma Conversa e às vezes um Filme" traz Fátima Campos Ferreira a Vila Praia de Âncora

24 de Setembro, 2024

A próxima convidada da iniciativa “Um Livro, Uma Conversa e às vezes um Filme” é Fátima Campos Ferreira. A jornalista vai estar no Auditório Municipal Ramos Pereira, em Vila Praia de Âncorano próximo dia 12 de outubro, a partir das 18h00, para uma tertúlia em que a conversa vai ter como foco a sua obra “O infinito está nos olhos do outro diz-lhes quem fomos – uma história de família”, que será apresentada por Manuel Sobrinho Simões.


capa do livro de Fátima Campos Ferreira

A organização é do Município de Caminha e dos Amigos da Rede das Bibliotecas de Caminha e a participação é gratuita.


Maria de Fátima Barbosa Campos Ferreira nasce em Lisboa, mas passa a infância em Valença do Minho. Aos 14 anos ruma ao Porto com a família, frequentando aí o Liceu Garcia de Orta.


Licencia-se em História pela Faculdade de Letras do Porto, e acrescenta ao seu currículo diferentes cadeiras do curso de História de Arte, começando a lecionar no Instituto de Preparação para a Universidade, da Universidade Livre. Ingressa depois no primeiro curso da Escola Superior de Jornalismo do Porto, e completa a licenciatura.


No final de 1986, inicialmente no âmbito do estágio curricular, e logo a seguir como profissional, inicia a carreira de jornalista na RTP, primeiro no Norte, e já em Lisboa a partir do final de 1994.


Participa e/ou apresenta telejornais; faz entrevistas, reportagens e operações especiais que marcam a história do país.


Durante 18 anos coordena e apresenta o debate “Prós & Contras”, onde acolhe semanalmente centenas de pessoas e cruza ideias e argumentos, acompanhando a par e passo a complexidade social, económica, política, cultural e desportiva do país. O “Prós & Contras” torna-se âncora do serviço público, e uma marca na sociedade portuguesa.

Atualmente é coautora do programa de entrevistas Primeira Pessoa.


Docente de jornalismo na Universidade Lusófona, mantém, ao longo dos anos, participação cívica, como moderadora e palestrante em fóruns universitários e em diferentes instituições sociais.


Pelo seu trabalho jornalístico, articulador da sociedade, em 10 de junho de 2005, é-lhe atribuída a Comenda da Ordem de Mérito pelo Presidente da República Jorge Sampaio e, em 2022, a medalha de Mérito da Cidade do Porto, pelo Presidente da Câmara, Rui Moreira.


As suas entrevistas da série Portugal e o Futuro estão publicadas em livro, bem como a entrevista a Manuela Eanes por ocasião dos seus oitenta anos.


Na sinopse de “O infinito está nos olhos do outro diz-lhes quem fomos – uma história de família” pode ler-se: “Sempre soube que venho dali, daqueles pais, daquelas raízes, de histórias passadas que me foram só narradas, das casas onde habitei, e que ainda existem dentro de mim, e até de outras que não conheci, mas me foram descritas e contadas. Venho dali, do lugar da Memória transmitida, onde nunca se morre, porque através dela, somos um só. Esta é a história de uma família portuguesa, como tantas outras, que se mistura entre o norte e o sul do país, e que vai evoluindo através da luta diária pela sobrevivência, das alegrias e das tristezas, das transformações da sociedade. Gerações que enfrentaram tempos duros guerras mundiais, epidemias a da pneumónica ceifou inúmeras vidas a queda da monarquia, mas também o fim do sonho da república, a ditadura, uma guerra colonial. Assistiram ao aparecimento da televisão, testemunharam a ida do homem à Lua, viveram o 25 de Abril, viram o mundo abrir-se para novas tecnologias. Os que nos passam perto, anónimos ou desconhecidos, são imprescindíveis na construção da vida das famílias, e daquilo que somos, nos jeitos que repetem gerações. Uma passagem de testemunho às gerações mais novas, na primeira pessoa, para que não esqueçam as suas raízes e os valores transmitidos de geração em geração”.




Comments


Se gosta da Peneda Gerês TV

Contribua com um donativo

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Doar com PayPal

Publicidade

Peneda Gerês TV - Multimédia e Comunicação

In.Cubo – Incubadora de Iniciativas Empresariais Inovadoras

4970-786 - Arcos de Valdevez

geral.penedagerestv@gmail.com

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

©2024 Peneda Gerês TV

bottom of page