top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

UMinho de Portas Abertas para receber os estudantes do secundário

A Universidade do Minho abre as suas portas ao público em geral até sábado, tendo mais de 5000 jovens do secundário inscritos para visitas e atividades experimentais. A UPA - UMinho de Portas Abertas tem o epicentro no pavilhão desportivo do campus de Gualtar, em Braga, com uma mostra da oferta formativa e dos serviços da UMinho e mais de 60 iniciativas paralelas.




jovens numa mostra universitária num pavilhão

A visita inaugural é esta sexta-feira, às 11h00, com a presença do reitor e da sua equipa, bem como de responsáveis das unidades da UMinho, dos municípios parceiros de Braga e Guimarães e de agrupamentos escolares. A Rádio Universitária do Minho (RUM) realiza, também de manhã, uma emissão especial em direto, com entrevistas, divulgações de projetos e muita música.

 

A UPA pretende dar a conhecer durante três dias o que de melhor se produz na UMinho ao nível de ensino, investigação, cultura e desporto. Está aberta na quinta e sexta-feira até às 17h30 e no sábado das 10h00 às 13h00. “Esta 6ª edição resulta da evolução contínua da iniciativa e visa ajudar os estudantes a terem a UMinho nas suas opções de ensino superior. Será um gosto recebê-los e tudo faremos para estar à altura das suas expetativas”, refere a pró-reitora para a Comunicação Institucional, Teresa Ruão, citada em nota.

 

O programa prevê apresentações, ações hands-on e oficinas, com apoio de professores, cientistas, técnicos, estudantes e alumni, potenciando a interação direta com a realidade académica. As atividades dos Institutos e Escolas da UMinho estão espalhadas pelo campus, reforçando a diversidade de opções. Há temas como “Um futuro com ciência”, “Desafios climáticos e sustentabilidade nos negócios”, “A diferença que a psicologia faz”, “Tomorrow needs engineering”, “A inteligência artificial: um desafio para o direito”, “À descoberta das narrativas” ou “Gerir o território para o proteger”.

 

Tal como nos anos anteriores, a organização desafia estudantes, encarregados de educação, professores e orientadores vocacionais a interagirem com a comunidade académica. Nos stands podem obter todas os detalhes, quer de licenciaturas, mestrados e doutoramentos, mas também de projetos da Aliança de Pós-Graduação e da rede europeia universitária Arqus, entre outros. Os Serviços de Ação Social, a Associação Académica, o BabeliUM - Centro de Línguas, o Instituto Confúcio ou o Departamento de Música têm igualmente momentos para captar a atenção dos participantes.


O portal oficial é www.uminhoportasabertas.com.



Comentarios


bottom of page