top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Universidade do Minho celebra Dia Europeu do Património Académico



A Universidade do Minho associa-se a 18 de novembro às celebrações do Dia Europeu do Património Académico, com uma dezena de visitas guiadas às suas unidades em Braga, Guimarães e Monção, a par de exposições, a apresentação de um vídeo e uma conferência.

Na Casa de Sarmento, em plena cidade-berço, pode acompanhar-se às 10h00 e 15h00 a digitalização de documentos, o funcionamento do Repositório Genealógico Nacional e a conservação e catalogação dos arquivos da Agência Portuguesa do Ambiente. Já na Casa Museu de Monção vai ser possível conhecer, às 11h00 ou 15h00, o seu núcleo museológico, os jardins e a primeira exposição da pintora local Érica Oliveira.

No centro de Braga, há para ver às 10h30 e 15h00 o espólio e os jardins do Museu Nogueira da Silva, que tem também patente uma exposição de Adélia Gonçalves. Nas modernas instalações da rua do Abade da Loureira, o Arquivo Distrital de Braga abre às 11h00 e às 14h00 as portas das suas atividades e do seu acervo, que contém 632 fundos e coleções desde o século IX. E na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (BLCS), a visita às 10h00 ou 14h30 inclui passagens pelos vestígios arqueológicos, como a cloaca romana, e pelo meio milhão de documentos.

Museu Nogueira da Silva - Braga

Todas as visitas guiadas duram cerca de 45 a 60 minutos e são gratuitas, mediante a respetiva inscrição prévia para geral@csarmento.uminho.pt, para casamuseumoncao@reitoria.uminho.pt, para sec@adb.uminho.pt, para sec@mns.uminho.pt ou para seec@blcs.pt.


Casa-Museu de Monção

Já a Casa do Conhecimento da UMinho vai apresentar, no Facebook e YouTube, o vídeo alusivo à exposição "Braga no tempo de André Soares: 300 anos do nascimento do arquiteto riscador", que esteve patente em vários locais.

No âmbito do Dia Europeu do Património Académico, a BLCS acolhe ainda, mas no dia 28, às 17h00, a conferência “Lúcio Craveiro da Silva: pensamento, obra, personalidade, ação”. A sessão prevê intervenções do Reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, e dos professores Carlos Morais (Universidade Católica), João Vila-Chã (Universidade Gregoriana, Roma), Acílio Estanqueiro Rocha, Fernando Augusto Machado, José Marques Fernandes e Manuel Gama (todos da UMinho). A entrada é livre.





0 comentário

Comentários


bottom of page