top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Utentes da APPACDM, Bombeiros e Proteção Civil de Viana do Castelo participaram em simulacro sísmico

Cerca de duas centenas de pessoas, entre utentes e colaboradores da APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, Companhia de Bombeiros Sapadores, Bombeiros Voluntários e Proteção Civil Viana do Castelo, participaram esta manhã na 11ª edição do Exercício Público de âmbito nacional d’ ”A TERRA TREME 2023”.




jovens e adultos junto a uma carrinha dos bombeiros num simulacro

A atividade realizou-se nas instalações da APPACDM na freguesia de Areosa, num simulacro envolvendo toda a comunidade da instituição, pelas 11h14 desta terça-feira.

bombeiros e proteção civil auxiliando um utente numa maca

O Coordenador Municipal de Proteção Civil de Viana do Castelo, António Cruz, referiu que este exercício pretendeu “acima de tudo, a sensibilização e treino para algo que possa vir a acontecer”.

costas de homem com colete da Proteção Civil Municipal

Já a Diretora Técnica da unidade de Areosa da APPACDM, Isabel Moreira, indicou que este dia de Sensibilização para o Risco Sísmico é sempre assinalado como forma de proteção e prevenção. Este ano, a instituição foi convidada a “passar à prática” e a promover este exercício público. No mesmo âmbito, a associação está também a promover uma exposição temática com trabalhos elaborados pelos utentes e criou um vídeo elucidativo dos procedimentos adequados em caso de sismo.

pessoas junto a uma carrinha dos bombeiros

Recorde-se que esta é uma iniciativa promovida a nível nacional pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e procura chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas. Tem a duração de apenas 1 minuto, durante o qual os participantes são convidados a executar os três gestos que salvam: baixar, proteger e aguardar.

pessoas abaixadas sob mesas numa oficina



homem sendo içado por cabo de aço com ajuda de bombeiro

Muitas zonas do globo são propensas a sismos e Portugal é um território com zonas particularmente sensíveis a este risco. Podemos estar em qualquer lado quando começar um sismo, mas estaremos preparados para enfrentar uma situação deste tipo e recuperar dela rapidamente? É para todos poderem dar a melhor resposta a uma situação sísmica que, todos os anos, é dinamizada a atividade A TERRA TREME, que pretende alertar e sensibilizar a população sobre como agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo.


No ano de 2022, esta atividade contou com 287.629 participantes de organismos públicos e empresas, 390.774 participantes da comunidade escolar e 8235 participantes particulares.




0 comentário

Comments


bottom of page