top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Vaca das Cordas de Ponte de Lima voltou a juntar milhares de aficionados

29 de Maio, 2024

Esta quarta-feira 29 de maio, véspera do Corpo de Deus, a tradição voltou a cumprir-se: a vaca (na verdade, é um touro) deu três voltas à Igreja Matriz de Ponte de Lima, percorreu o centro histórico e foi ao areal do rio Lima, levada por cordas, fazendo correr à sua frente os mais valentes.



touro preto puxado por cordas pelos cornos

Esta tradição remonta ao século XV e realiza-se sempre na véspera do feriado religioso do Corpo de Deus, levando à vila limiana milhares de visitantes e aficionados da Vaca das Cordas, que "invadem" o centro histórico e o areal do rio Lima. Reza a tradição que, após dar três voltas à Igreja Matriz, ser preso nas grades de uma janela da igreja, enquanto é regado com vinho tinto, o touro siga para o areal onde desafia e é desafio por homens e rapazes que, por vezes, sofrem com o "atrevimento", tendo de ser levados ao INEM.


O touro desta edição, com 600 Kg, veio de Montemor-o-Novo, tendo chegado por volta das 11h20 no dia 28 de maio a Ponte de Lima. O bom tempo que se fez sentir esta quarta-feira contribuiu para atrair ainda mais visitantes este ano.


A Vaca das Cordas de Ponte de Lima é organizada pela Associação Defensores da Tradicional Vaca das Cordas, que tem como objetivo perpetuar esta tradição secular.


Veja algumas das imagens captadas pela Peneda Gerês TV durante o evento.



0 comentário

Comments


bottom of page