"Vaca das Cordas" regressa ao Centro Histórico de Ponte de Lima esta quarta-feira
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

"Vaca das Cordas" regressa ao Centro Histórico de Ponte de Lima esta quarta-feira


Véspera de feriado religioso do Corpo de Deus é sinónimo de "Vaca das Cordas". Este ano, calha a 15 de junho, próxima quarta-feira, ao final da tarde.



Depois de dois anos de paragem face à pandemia de Covid-19, esta tradição secular regressa à vila, numa ação coordenada pela Associação Defensores da Tradicional Vaca das Cordas, Ponte de Lima, com o apoio do Município de Ponte de Lima.


A tradicional corrida da “Vaca das Cordas” começa na rua do Arrabalde, seguindo em direção ao Largo da Matriz, cumprindo a tradição de dar três voltas à igreja. A “corrida” prossegue pelas ruas do Centro Histórico, até ao areal, onde milhares de pessoas tentam “fintar” o animal ou simplesmente assistir a este espetáculo popular. É um dia de festa, que mostra a alma e a tradição do povo.


"Ponte de Lima acolhe milhares de forasteiros que desfrutam a noite a deliciar-se com a saborosa gastronomia e a assistir a este momento cheio de simbolismo e tradição.", refere o Município.


A tradição cumpre-se, ainda, durante a noite com a confeção dos tapetes de flores nas ruas do Centro Histórico de Ponte de Lima. Na quinta-feira, 16 de junho, a partir das 16h30, realiza-se a Procissão do Corpo de Deus pelas ruas do Centro Histórico.





0 comentário
bottom of page