Vai ser criado o Centro de Interpretação de São Bartolomeu dos Mártires em Viana do Castelo
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Vai ser criado o Centro de Interpretação de São Bartolomeu dos Mártires em Viana do Castelo



A candidatura ao Norte 2020 para a Reabilitação e Valorização de Património - Ala de Nossa Sra. Do Rosário / Convento de S. Domingos, foi aprovada. Esta decisão vai permitir a criação do Centro de Interpretação de São Bartolomeu dos Mártires. O investimento, na ordem dos 160 mil euros, vai assim contar com uma comparticipação de 85%.


O Presidente da Câmara Municipal visitou hoje, 28 de setembro, a empreitada de recuperação e conservação da Ala de Nossa Senhora do Rosário, que estava numa situação bastante crítica e a precisar de uma recuperação urgente.


Através de um Protocolo de Proteção/Conservação do Património Cultural – Valorizar o Património Cultural, o Município de Viana do Castelo apoia a obra, que obteve também financiamento do Norte 2020. O projeto, da autoria da Paróquia de Nossa Senhora de Monserrate, conta com apoio e acompanhamento do Município e da Direção Geral de Cultura do Norte.


Com um protocolo recentemente firmado, a autarquia concedeu um apoio financeiro de 90 mil euros à Fábrica da Igreja de Nossa Senhora de Monserrate “para obras de conservação de retábulos, requalificação e adaptação de espaços e projeto museológico com equipamentos necessários do Centro de Interpretação S. Bartolomeu dos Mártires”.


Sobre São Bartolomeu dos Mártires:

São Bartolomeu dos Mártires distinguiu-se pela sua relevante intervenção no Concílio de Trento e ficou conhecido pelo cariz reivindicativo e simples. A 23 de fevereiro de 1582 renunciou ao arcebispado e recolheu-se ao convento dominicano da Santa Cruz, também conhecido por Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, nascido por seu empenho em 1561 para favorecer os estudos eclesiásticos e a pregação.


Morreu nesse convento a 16 de julho de 1590, reconhecido e aclamado pelo povo como o "Arcebispo Santo", pai dos pobres e dos enfermos. O seu túmulo, situado no altar da Igreja de S. Domingos, é, por isso, ainda hoje venerado.


Foi declarado venerável por Gregório XVI em 23 de março de 1845. O Papa João Paulo II reconheceu em 7 de julho de 2001 o milagre proposto para a sua beatificação, celebrada a 4 de novembro desse ano: dia litúrgico de S. Carlos Borromeu, com quem trabalhou arduamente na prossecução dos objetivos do Concilio de Trento. A Igreja evoca-o a 18 de julho.


A 6 de julho de 2019 foi feito o anúncio da canonização de Frei Bartolomeu dos Mártires. A 10 de novembro desse mesmo ano o Papa Francisco assinalou no Vaticano a canonização de frei Bartolomeu dos Mártires, que apresentou como “grande evangelizador e pastor”.



0 comentário
bottom of page