Ontem, dia 18 de fevereiro, Valença celebrou o dia de todos os valencianos e de São Teotónio, Feriado Municipal, com diversos atos protocolares, religiosos e culturais e homenageou personalidades e instituições.
As celebrações começaram nos Paços do Concelho com o hastear da bandeira e o hino de Valença, a entoar na Fortaleza, pela Associação Musical de São Pedro da Torre. Seguiu-se a deposição de uma coroa de flores na estátua de São Teotónio, na Coroada.
Em Ganfei decorreu a eucaristia e a procissão com o arcipreste Padre Gonçalo do Vale a dar a bênção aos fiéis na Praça de São Teotónio, com o relicário do santo, mesmo ao lado.
Seguiu-se a sessão solene com as intervenções dos Presidentes da Câmara Municipal, da Assembleia Municipal e da Junta de Freguesia de Ganfei.
O Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Carpinteira, traçou um perfil dos investimentos âncora realizados e em curso, bem como dos projetos que marcarão Valença, nos próximos tempos, e em que a captação de novos investimentos empresariais e a criação de emprego serão uma prioridade. José Manuel Carpinteira salientou, ainda, que “contamos com todos nesta missão diária de fazer evoluir e prosperar Valença”.
O Presidente da Assembleia Municipal, José António Cerqueira, destacou a importância de evocar o dia de todos os valencianos e o papel da Assembleia Municipal na representatividade democrática dos valencianos. José António Cerqueira lançou, ainda, o desafio, para a criação da Assembleia Municipal Jovem.
Já o Presidente da Junta, Armando Fernandes, agradeceu a oportunidade das celebrações se realizarem em Ganfei e a sua importância para a projeção da imagem do santo.
Ponto alto das celebrações foi a atribuição da Medalha de Mérito Municipal à jornalista Fátima Campos Ferreira, ao artista Marco Santos, à Casa Toga, ao Centro Humanitário de Valença da Cruz Vermelha Portuguesa, à ASRAR - Associação Social e Recreativa dos Aposentados e Reformados do Concelho de Valença e a título póstumo a Paulo Pacheco, Presidente da União de Freguesias de Gondomil e Sanfins.
A sessão terminou com a apresentação do livro "São Teotónio - O Primeiro Santo Português - De Valença para o Mundo", de Secundino Cunha, que pretende reforçar a importância da figura de São Teotónio para a identidade valenciana.
Ao longo da sessão, os momentos musicais estiveram a cargo da Academia de Música da Fortaleza de Valença.
Durante a tarde, também, em Ganfei, decorreu o 38.º aniversário do Concerto do Coral Polifónico São Teotónio com uma tarde cultural ligada à música polifónica.
Em nota de imprensa, o Município de Valença salienta que, no átrio exterior da Junta de Freguesia de Ganfei esteve patente ao público, a exposição “São Teotónio vai à Escola”, com trabalhos de todas as escolas básicas do 1.º ciclo do concelho, resultantes das 27 sessões pedagógicas que a Câmara Municipal dinamizou nas últimas semanas, para os 478 alunos das sete escolas básicas, do primeiro ciclo, do concelho.
Ao longo das sessões, técnicos do município explicaram aos jovens alunos, o porquê de ser feriado municipal, em Valença, a 18 de fevereiro, bem como dar a conhecer os pontos mais marcantes da vida e obra de São Teotónio, primeiro santo português.
"A Câmara Municipal entende que estas sessões são fundamentais para dar a conhecer as grandes marcas que caracterizam a identidade cultural valenciana", remata.
Komentáře