top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Valença: Festa Gastronómica da Savelha acontece amanhã no Parque de Lazer Pesqueira dos Frades

A XI Festa Gastronómica da Savelha realiza-se este sábado, 10 de junho, na Pesqueira dos Frades, em Ganfei. Arroz de bulho com savelha frita, savelha grelhada na brasa, savelha em escabeche e vitela assada no espeto compõem a oferta gastronómica deste evento.




barcos ancorados no rio com ilustração de um homem a pescar à cana

A iniciativa evoca a pesca à savelha, um dos peixes mais célebres do rio Minho.

O evento começará às 8h00 com a concentração dos pescadores para a jornada de pesca apeada e em embarcação que decorrerá toda a manhã. Para as 12h00 está marcada a bênção das canas, seguida de almoço convívio.


A tarde será animada a cargo da Equipa Cachadinha constituída por Peixoto de Braga, Sara Cristina e Joel Ruteia.


Para as 17h00 está programado o reconhecimento dos melhores exemplares, da jornada de pesca, nas categorias: Savelha mais pesada capturada de barco e Savelha mais pesada capturada na margem.


A pesca à Savelha reúne, por esta época do ano, centenas de aficionados, em Valença. As Savelhas do Rio Minho são peixes de dimensão considerável, atingindo com facilidade os dois quilos.

cartaz do evento

As zonas mais apetecíveis para a pesca desta espécie correspondem à área do rio Minho que passa pelas freguesias valencianas de Ganfei, Verdoejo e Friestas. Esta é a arte da pesca que mais pescadores atrai ao rio Minho ao longo do ano. Nas pesqueiras ou de barco, o rio enche-se de aficionados do norte do país.


A iniciativa é do Grupo Desportivo Ganfeiense e conta com a colaboração da Câmara Municipal de Valença e da Junta de Freguesia de Ganfei.




0 comentário

コメント


bottom of page