top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Valença: Festival Gastronómico dos Sabores Serranos regressa à freguesia de São Julião

Atualizado: 16 de set. de 2023

A décima edição do festival gastronómico dos Sabores Serranos regressa este fim de semana, 16 e 17 de setembro, à freguesia valenciana de São Julião, com as célebres tasquinhas com vinhos e petiscos tradicionais e muita animação.



mesa com chouriças, presunto, vinho tinto numa malga e uma caneca branca com riscos azuis

Após um interregno de quatro anos, o festival regressa ao recinto do santuário de São Sebastião, em São Julião com uma ampla variedade de petiscos tradicionais, sobretudo, à base de porco, o famoso leitão no caixote e os vinhos locais.


"Leitão no Caixote destaca-se neste festival pela forma original de confeção e o sabor único, uma verdadeira iguaria, na textura, no sabor, na apresentação, irresistível para os apreciadores deste prato", refere o Município de Valença, que apoia esta iniciativa.

Os petiscos mais tradicionais, memória dos sabores de outros tempos regressam, sobretudo os fumeiros, com destaque para os chouriços, as chouriças, as chouriças de sangue, o presunto, os rojões, a orelha de porco e tantos outros. O bolo do tacho, a broa de milho e o caldo verde de Valença, uma das 7 Maravilhas Gastronómicas de Portugal, completam a mostra de sabores.

O festival arranca este sábado, 16 de setembro, às 11h00, com a abertura oficial. Para as 15h30 programa-se a animação musical com concertinas e para as 21h30 a atuação do grupo Almaviva.

Domingo, 17 de setembro, tem lugar o Trilho Serrano, com saída às 9h00, da Capela de São Sebastião. Com uma distância de 10 Km e um grau de dificuldade média, o trilho está aberto à participação de todos os interessados com inscrição prévia pelos telefones 961 818 354 ou 917 445 901. A participação é gratuita e com direito a reforço.

A abertura do recinto, no domingo, programa-se para as 11h30 e para as 15h30 o Encontro de Folclore “Sabores Serranos” com a participação do rancho Folclórico de São Julião, a Identidade Lusa Grupo de Folclore e a Asociación Cultural e Xuvenil do traxe Tradicinal de Tui.

Os Sabores Serranos são uma iniciativa da Junta da União das Freguesias de São Julião e Silva e do Rancho Folclórico de São Julião e contam com o apoio da Câmara Municipal de Valença e do meio empresarial local.






0 comentário

Comments


bottom of page