top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Valença implementa projeto inovador que vai pôr pais a "Ler para Bebés"

A Câmara Municipal de Valença apresentou, no passado dia 24 de abril, o projeto “Ler para Bebés”, na Biblioteca Municipal. Um projeto inovador em Portugal, que pretende desenvolver o gosto pela leitura e pelo mundo dos livros, desde tenra idade.




ilustração com bebé a morder um livro, e um cérebro de óculos a fazer ginástica com halteres

Nesta fase inicial, o projeto vai contar com a participação de 60 grávidas do concelho que estão a ser acompanhadas pelo Centro de Saúde de Valença.


Em comunicado, a autarquia diz que "Cada grávida vai receber um kit inicial para começar a desenvolver, em casa, as primeiras sessões de leitura para bebés, ainda no ventre materno", com o objetivo do "despertar de um gosto que encontrará, depois, no espaço físico da Biblioteca recantos próprios, com um mundo de livros e de outros recursos apropriados para que os pais possam despertar os primeiros contactos dos bebés com o mundo do livro."


O objetivo passa, também, por promover o gosto pela leitura, desde os primeiros meses de vida, estabelecendo um vínculo afetivo entre crianças e adultos ao redor do livro e, também, envolver a comunidade que cuida de crianças pequenas, como pais, pediatras, enfermeiros, bibliotecários, especialistas em ensino e outros profissionais relacionados tanto para o livro quanto para a literatura infantil.


"Com o avanço deste projeto a Câmara Municipal pretende melhorar a percepção que pais e cuidadores de bebés e crianças pequenas têm sobre a Biblioteca Municipal de Valença e da sua oferta de serviços", acrescenta.


Neste espaço encontrarão uma área/espaço/serviço onde serão bem-vindos, rica em recursos de aprendizagem adequados e com a chance de experimentarem a alegria de rimas, músicas, livros de pano e tácteis perfeitos para sua idade e grupo.


A implementação do projeto “Ler + Saúde” enquadra-se nas comemorações do Dia Mundial do Livro e resulta de uma parceria estabelecida entre a Câmara Municipal e o Centro de Saúde de Valença.




0 comentário

Comments


bottom of page