top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Valença oferece estátua de São Teotónio ao Monsenhor Agostinho Borges, que passará a ficar em Roma


Uma estátua de São Teotónio foi entregue pelo Presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, ontem, 17 de agosto, ao Monsenhor Agostinho Borges, Reitor do Instituto Português de Santo António em Roma, nos Paços do Concelho.

O Município informou hoje que "Esta imagem vai passar a estar presente, permanentemente, na Igreja de Santo António dos Portugueses em Roma, a par de todas as figuras veneradas da cristandade com origem portuguesa."

São Teotónio, Primeiro Santo Português, ainda não constava daquele espaço que é uma autêntica embaixada religiosa, cultural e social de Portugal em Roma (Itália).

Para o Presidente da Câmara de Valença, José Manuel Carpinteira, “é uma honra para Valença poder receber tão importante personalidade como o Reitor do Instituto Português de Santo António em Roma e poder ter a oportunidade de levar mais longe e projetar a figura de São Teotónio, um dos grandes símbolos da identidade valenciana, além fronteiras.”


Esta receção, ao Monsenhor Agostinho Borges enquadrou-se numa perspetiva de valorização e reconhecimento de São Teotónio, o 1.º Santo Português, na identidade valenciana e de afirmação da sua importância na fundação de Portugal enquanto conselheiro de D. Afonso Henriques.


O Monsenhor Agostinho Borges é uma personalidade importante, com influência no Vaticano, que lhe valeu, em 2000, o título honorário de Prelado de Honra de Sua Santidade, o Papa João Paulo II. É igualmente Comendador da Ordem do Infante Dom Henrique, condecoração atribuída em 2010 pelo então Presidente da República Aníbal Cavaco Silva. Das suas funções destaca-se a gestão da Igreja de Santo António dos Portugueses, em Roma.


0 comentário

Comments


bottom of page