Valença comemora feriado municipal em honra de S. Teotónio
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Valença comemora feriado municipal em honra de S. Teotónio



Amanhã, dia 18 de fevereiro, Valença celebra o seu feriado municipal em honra de S. Teotónio, primeiro santo português. Cerimónias arrancam hoje e prolongam-se até dia 20 com vários atos pela cidade.


As cerimónias arrancam hoje, dia 17, com a apresentação do Livro "Gastronomia de Valença" de João Guterres, prosseguem no dia 18 com os tradicionais atos dedicados aos valores e identidade valenciana e terminam nos dias 19 e 20 com o fim de semana gastronómico - "Bacalhau à S. Teotónio" que decorre nos restaurantes aderentes do concelho.


Valença celebra o Feriado Municipal reconhecendo mérito a Valencianos

Este ano, o Município de Valença vai atribuir a Medalha de Mérito Municipal, na Sessão Solene do Feriado à Academia de Música da Fortaleza de Valença, aos profissionais do Centro de Saúde de Valença e à atleta Joana Morgado. Este é um dia dedicado aos valores e à identidade valenciana e ao reconhecimento de quem meritoriamente se tem destacado no concelho.

São Teotónio – 1.º Santo Português – O Inspirador e Protetor da Nacionalidade Para Portugal, o primeiro santo, para a Cristandade o padroeiro dos cristãos escravizados, para Valença, a figura maior, para os tempos da nacionalidade o homem que deu força espiritual à fundação do país.

Nasceu em 1082 na freguesia de Ganfei e faleceu em Coimbra a 18 de Fevereiro de 1162. São Teotónio é o primeiro santo português, celebrado como o reformador da vida religiosa. Conhecido como padroeiro dos cristãos escravizados, por ter amparado 1000 moçárabes, capturados numa incursão à Andaluzia por D. Afonso Henriques.





0 comentário
bottom of page