Valença recria "Via Crúcis - A Vida de Cristo"
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Valença recria "Via Crúcis - A Vida de Cristo"



A Fortaleza de Valença vive, nos dias 9 e 10 de abril, a melhor recriação histórica de todos os capítulos da Vida de Jesus Cristo, no âmbito da Quaresma.


Assim, no sábado, dia 9 de abril, a Fortaleza de Valença vai receber, ao longo do dia, os diferentes capítulos da Vida de Cristo. O Batismo, o Milagre do Pão, a Chegada a Jerusalém e a Captura de Jesus, a Prova do Pão Ázimo, a Última Ceia, o Julgamento e a Via Sacra vão fazer as delícias de quem quiser vivenciar esta experiência.


No domingo, dia 10, o evento prossegue com a Imagem da Pietà, um quadro vivo, o Cortejo Fúnebre e o Enterro, o Velório, a Prova do Pão Ázimo, a Ressurreição, Apresentação de Lutas e a Aparição.


O recinto compreenderá vários locais específicos:

a) mercado nazareno, com artesãos, mercadores e gastrónomos trajados à época, com tendas próprias e decoração adequada;

b) uma zona de diversão infantil com jogos de equilíbrio e destreza e dois carrosséis artesanais;

c) um acampamento romano com 2 tendas romanas onde se possam ver armamentos e vivências da época. Este local servirá de palco ao Julgamento;

d) Um calvário com as 3 cruzes, que servirá de palco à Crucificação;

e) um túmulo que será palco da maior parte das encenações de domingo;

f) uma galeria que acolherá a prova do pão ázimo e a Última Ceia;

g) um poço que será o palco do Batismo;

h) aldeia – área de recriação de ofícios e vivências da época.


1) Zona de diversão infantil: neste local as crianças poderão jogar jogos de destreza e equilíbrio propícias. Terão conhecimento de como as crianças antigamente se divertiam. Haverá dois carrosséis para a diversão da pequenada, um baloiço de barco e um carrossel circular rotativo.


2) Acampamento Romano: Composto por pelo menos 2 tendas romanas, será ocupado e animado pelos soldados romanos, onde terão as suas armas expostas e prestarão explicações ao público de como se utilizavam. Executarão demonstrações de técnicas de luta. Este espaço será decorado com faixas brancas e vermelhas e será palco do emblemático julgamento de Cristo e flagelação. A organização vai apresentar um cavalo a puxar uma biga romana (carro de combate romano) durante a Via Sacra e durante alguns momentos em cada dia. É um cenário imponente e que atrai a atenção e curiosidade dos visitantes.


3) Calvário: Este será o local da representação da crucificação, com suportes para 3 cruzes. Será palco de várias encenações importantes.


4) Túmulo: será palco de várias peças. No domingo começaram as dramatizações com o quadro da pietà, seguido do cortejo fúnebre pelo recinto do evento até ao túmulo onde dá lugar o ritual de limpeza e sepultura de Cristo.


5) A prova do pão ázimo: será debaixo da pérgula, uma mesa posta com o pão ázimo e um recipiente com molho de azeite e alecrim, para que o público possa fazer a degustação gratuita deste pão que se consumia na época de Cristo, dinamizado por 2 atores uma vez por dia. Este local acolherá a emblemática última ceia.


6) O Batismo de Cristo por João Batista: é um marco importante na Bíblia e será representado junto a um poço. Cantar-se-á o Pai Nosso nessa celebração, como em outras alturas propícias.


7) A aldeia é constituída por uma tenda grande que tem demonstração de ofícios como a moagem manual de cereais, o curtimento da pele e a lavagem da lã. Terá uma fogueira com o pote de ferro, cercas de madeira com animais domésticos (galinhas, patos e uma cabrinha) e a cerca do burrinho. As crianças poderão dar alguns passeios de burro pelo recinto.


Mapa Via Crúcis

Os dois dias serão complementados com animação, mercado nazareno, jogos infantis, vivências na aldeia e zonas gastronómicas.


A ‘VIA CRÚCIS – VIDA DE CRISTO’

É uma recriação histórica que reflete uma das tradições mais antigas e com maior significado para o povo cristão. Associada à Quaresma, representa a reprodução do caminho de Jesus até ao Calvário. Mais do que um caminho físico, é uma caminhada espiritual, um percurso simbólico, de comunhão com Cristo, no seu sofrimento, e na gratidão pelo seu ato de profundo amor. Faça parte desta recriação histórica e viva esta época pascal em primeira pessoa. Visite Valença e assista a esta jornada.


Confira o Programa:



0 comentário
bottom of page