top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Viana do Castelo é o 10.º concelho mais exportador do Norte

Viana do Castelo é o 10.º concelho mais exportador do Norte, de um total de 86, e cresceu 1,4% no terceiro trimestre de 2023 face ao período homólogo do ano anterior. Os dados foram apresentados no boletim trimestral elaborado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e refere-se ao terceiro trimestre do ano passado, tendo como fonte o INE, Estatísticas do Comércio Internacional.





fonte no largo de uma cidade

No quadro Exportações nos 20 concelhos mais exportadores do Norte, Viana do Castelo aparece na 10ª posição, registando sempre variações positivadas nos diversos trimestres de 2023 (1.º trimestre, 20,8%; 2.º trimestre, 4,1%; 3.º trimestre, 1,4%).


De acordo com o boletim trimestral, as exportações de bens nos municípios do Norte diminuíram 6,9% no terceiro trimestre de 2023 face ao período homólogo de 2022, mas, mesmo assim, a redução do Norte do país foi inferior aos números nacionais.


“As exportações de bens do Norte diminuíram 6,9% no 3.º trimestre de 2023 em relação ao mesmo período do ano transato, agravando a tendência de queda que tinha sido iniciada no trimestre precedente. A nível nacional, as exportações de bens reduziram-se mais acentuadamente registando uma variação homóloga de -9,0% durante o mesmo período”, lê-se no boletim. A diminuição das exportações do Norte deveu-se, exclusivamente, à evolução negativa de dois grupos de produtos – bens intermédios e bens de consumo, refere o documento.


As exportações de bens diminuíram na maioria das sub-regiões do Norte, com exceção do Alto Minho e do Alto Tâmega, que registaram crescimentos de 2,3% e de 9,8%, respetivamente, no 3.º trimestre de 2023 face ao mesmo período do ano transato. Em contraciclo, Viana do Castelo foi um dos poucos concelhos do Norte que registou aumento das exportações (+ 1,4%). “Entre os 20 principais concelhos exportadores do Norte, apenas 3 registaram um crescimento das exportações de bens, em termos homólogos, no 3.º trimestre de 2023. Foram os casos de Oliveira de Azeméis (+9,6%), São João da Madeira (+6,7%) e Viana do Castelo (+1,4%)”, indica o boletim.




0 comentário

Comments


bottom of page