top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Viana do Castelo acolhe conferências que debatem “Cidades (Inter)médias e encontros urbano-rurais”

Entre o dia de ontem e hoje, 10 de março, Viana do Castelo acolhe as 7ªs Conferências P3DT - Planeamento, Políticas Públicas e Desenvolvimento do Território, dedicadas ao tema “Cidades (Inter)médias e encontros urbano-rurais”, que acontecem na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, e que contaram com a presença da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, no dia de abertura.





No fórum, a governante defendeu que “a proximidade política é muito importante”, afirmando que o Governo quer implementar conceitos “de multigovernação” já que quer “uma administração cada vez mais próxima dos cidadãos”. “Queremos cidades cada vez mais competitivas, mais sustentáveis e cada vez mais inovadoras nas respostas aos serviços de interesse geral”, frisou Isabel Ferreira.


“Os desafios que hoje se colocam para estas cidades são múltiplos e vão desde as questões da mobilidade às novas formas de trabalho, as questões da habitação e da provisão de serviços públicos”, entre outros, considerou. “As políticas de proximidade são muito importantes para identificar com mais celeridade eventuais problemas ou constrangimentos e também para desenhar respostas mais céleres. São também estes atores mais próximos do território que melhor identificam as potencialidades que existem em determinada localidade e região”, assumiu ainda.

mulher vestida de fato vermelho, sentada, olhando em frente, com mais dois homens sentados ao lado
Isabel Ferreira - Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional

Para tal, referiu, “estamos a implementar uma maior autonomia a nível das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) que deverá ter repercussões na forma como se gerem equipamentos e serviços”. “Defendemos um maior conhecimento das potencialidades dos territórios e sabemos que os meios rurais e urbanos são complementares e, no que toca a cidades médias e intermédias, trabalhamos muito do ponto de vista territorial e a questão da escala e das interligações”, considerou.


Já o autarca vianense, Luís Nobre, afirmou que “os territórios e os desenvolvimentos não param e temos de ter capacidade de antecipação, quais os caminhos e fatores a seguir e quais os agentes que podem auxiliar-nos no caminho”. “A proximidade permite-nos encontrar soluções mais assertivas e mais céleres, valorizando a coesão que é necessária aos territórios”, disse.

homem falando ao microfone, com mulher loira ao lado
Luís Nobre - Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo

O Presidente da Comissão Organizadora dos P3DT, José Alberto Rio Fernandes, realçou que estas conferências “procuram cruzar academia com debate político e trabalho de campo”, visando “aprofundar o debate, assumindo-se como um espaço de aprendizagem”.

homem de pé, lendo passagem de um livro
José Alberto Rio Fernandes - Presidente da Comissão Organizadora dos P3DT

Também o Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-Norte), António Cunha, referiu que “esta área é essencial para melhorar políticas públicas neste domínio” e que “dentro das políticas nacionais e europeias, temos de ter sempre capacidade de acomodar as especificidades de cada território”.

homem de óculos a falar ao microfone, em primeiro plano
António Cunha - Presidente CCDR-NORTE




0 comentário

Kommentarer


bottom of page