top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Viana do Castelo acolhe instalação "Diálogos Sonoros Sompalavras", de João Ricardo


De 27 de agosto a 4 de setembro, vai estar patente nos Antigos Paços do Concelho de Viana do Castelo, a instalação "Diálogos Sonoros Sompalavras", do artista-escultor plástico, João Ricardo de Barros Oliveira.

Trata-se de "uma instalação plástica sonora de tendência Aberta, de leitura universal e de foco explosivo, um disparo sobre a ultra-modernidade, a marcar o tempo presente, ao segundo. Criada a partir de máquinas de escrever preparadas, é uma sequência material, temporal e de momentos, num processo de Work in Progress que visa identificar linhas, espaços e dinâmicas, des-construir e formar um carácter particular num espaço físico, temporal ou circunstancial específico, que tanto gira grande valor simbólico como a sua total ausência.

SomPalavras de carácter site specific será sempre a essência de um momento genuíno e autêntico a lançar a visão sobre o conteúdo imaginário INprofundis, assim como induz uma janela para o futuro."


Sobre João Ricardo de Barros Oliveira


João Ricardo de Barros Oliveira, natural de Viana do Castelo, trabalha entre Portugal e Alemanha, Berlim, onde centraliza o desenvolvimento da sua atividade de escultor plástico sonoro. Dedica-se predominantemente à criação de novos sons instrumentais. A dimensão da sua obra chega desde esculturas até à conceção de novos instrumentos e objetos sonoros, construídos a partir de todo o tipo de objetos do quotidiano. A criação de objetos esculturais capazes de produzir sons com identidade própria, que nunca estão prontos e evoluem sempre para novas e inusitadas sonoridades, tem sido a sua cruzada de experimentação estética plástica e sonora. O ensaio de novas linguagens num projeto que se alia à escultura e à transformação de objetos desencontrados em arte sonora. Colaborou com diversos artistas portugueses e estrangeiros, participou em numerosos festivais internacionais, compôs música para filmes, apresentou a sua obra na rádio e televisão na Noruega, Portugal, Espanha, Alemanha, Inglaterra, Áustria e nos E.U.A.


Local: Antigos Paços do Concelho, rés-do-chão

Organização: Câmara Municipal de Viana do Castelo

Quando: 27 de agosto - 4 de setembro 2022




0 comentário

Comments


bottom of page