Viana do Castelo apresenta contas de 2020 com saldo positivo de 2,8 M€ e taxa de execução de 84,2%
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Viana do Castelo apresenta contas de 2020 com saldo positivo de 2,8 M€ e taxa de execução de 84,2%


O executivo camarário aprovou, em reunião extraordinária, as contas de 2020 da Câmara Municipal de Viana do Castelo, que apresentam um resultado líquido positivo de 2,8 milhões de euros.


“Consolidadas as contas da Câmara Municipal e dos Serviços Municipalizados de Viana do Castelo, apresentamos um resultado líquido positivo, o que demonstra a boa saúde financeira do Município”, declarou o edil, José Maria Costa, afirmando que “se as contas fossem de uma empresa, poderia dizer-se que dava lucro”.



No entanto, o autarca referiu que os resultados, apesar de satisfatórios, "não são para embandeirar em arco", defendendo que é necessário “continuar na nossa linha” de fazer um trabalho “com grande rigor das contas públicas, de uma grande capacidade de captação de novos investimentos, de criação de mais riqueza no concelho para que possamos ter umas contas adequadas ao concelho".


Já no passado mês de maio a Assembleia Municipal aprovara o Relatório de Atividades e Prestação de Contas da Câmara Municipal e Serviços Municipalizados, onde se destaca uma taxa de execução de 84,2%. Aquando da aprovação dos relatórios pelo executivo municipal, o edil realçou, que, apesar de o ano transato ter sido marcado pela situação pandémica, do ponto de vista da execução orçamental foi “um ano bom”.


"A situação de 2020 foi de profunda anormalidade na vida do município, do país e do mundo e, a partir de março, deixamos de ter uma equivalente à de anos anterior, para passarmos a ter de dedicar muita atenção ao combate à pandemia de covid-19. Apesar de todas as dificuldades, do ponto de vista da execução orçamental foi um ano bom. Conseguimos uma execução orçamental, quer das contas da Câmara, quer dos Serviços Municipalizados que rondou os 84%", assegurou.


O autarca indicou que a receita que consta do Relatório de Atividades e Prestação de Contas de 2020 "estabilizou", atingindo valores "muito interessantes" de 70,4 milhões de euros. "Registamos uma ligeira redução do IMT, a derrama desceu ligeiramente, com 3,8 milhões de euros, o que significa que apesar da evolução económica do país, a economia local resistiu bem, o que tem a ver com o nosso ecossistema empresarial que é diversificado e não está dependente apenas de um setor", explicou o autarca.


Em 2020 foi também alcançada uma "boa poupança corrente, com 11,1 milhões de euros para transferir para investimento". José Maria Costa frisou que, “nos últimos 10 anos, 2020 foi um dos melhores anos de sempre neste capítulo, mesmo em situação pandémica", explicando que o concelho de Viana do Castelo é um dos melhores executores de fundos comunitários da região Norte, sendo que a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) é a segunda a nível nacional.


“Um dado muito significativo foi a capacidade de angariação de financiamentos comunitários e de apresentação de bons projetos, o que permitiu o melhor ano de sempre de execução comunitária, mesmo em situação pandémica”, frisou.



0 comentário
bottom of page