Viana do Castelo apresenta Viana STARTS no maior congresso mundial sobre o futuro das cidades | Peneda Gerês TV
- Jorge da Costa
- há 3 dias
- 2 min de leitura
05 de novembro, 2025.
Viana do Castelo levou a sua visão de futuro e inovação urbana até ao Smart City Expo World Congress 2025, em Barcelona, o maior e mais influente fórum mundial dedicado ao futuro das cidades. A apresentação, focada no projeto Viana STARTS, decorreu no stand da Iniciativa Urbana Europeia, onde o município português partilhou o seu plano para transformar o antigo Matadouro Municipal "num motor de cocriação", alinhado com os princípios da "Nova Bauhaus Europeia".

O Smart City Expo World Congress, que decorre sob o lema “The Time for Cities”, junta anualmente em Barcelona mais de 25.000 participantes, 1.100 expositores e 600 oradores de mais de 850 cidades e 130 países. Foi neste ambiente de partilha e debate sobre a reinvenção do futuro urbano que o vereador com o pelouro da Inovação Digital, Ricardo Rego, representou o Município de Viana do Castelo e deu a conhecer os detalhes do Viana STARTS, um projeto dedicado ao tema da Nova Bauhaus Europeia.
Durante a apresentação, o vereador sublinhou a exigência e a ambição do trabalho realizado. Confrontado com a dualidade entre memória e progresso, Ricardo Rego salientou que “O maior desafio foi equilibrar a preservação da memória com a inovação. Quisemos respeitar essa história, mas adaptá-la a uma nova função. Foi um processo exigente, de reabilitação técnica e criativa”.
O Viana STARTS é uma empreitada de referência, com conclusão prevista para julho de 2026, que transformará 2.507 metros quadrados num espaço inovador e ecologicamente responsável. A reabilitação aposta em soluções de baixo carbono, circulares e energeticamente eficientes. Mais do que a componente física, o vereador Ricardo Rego projeta um impacto duradouro na cidade. “O ‘dia seguinte’ será o início de uma nova etapa para Viana do Castelo. Mais do que um edifício, o Viana STARTS será um motor permanente de inovação, que atrai talento, gera emprego e liga o ecossistema da cidade à Europa”, concluiu o autarca.
Com um cofinanciamento de 4,99 milhões de euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), segundo o autarca, este projeto não só "reforça a posição de Viana do Castelo como polo de inovação azul, como também contribui ativamente para a transição ecológica e digital, afirmando a cidade como uma referência europeia na criatividade aplicada ao desenvolvimento sustentável".








