top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Viana do Castelo assina carta de compromisso para alavancar o ciclismo na proteção do clima rumo à COP31 | Peneda Gerês TV

há 3 dias
2 min de leitura

5 de outubro, 2026.

O município de Viana do Castelo assinou, esta segunda-feira, a Carta de compromisso para alavancar o ciclismo na proteção do clima, um documento que será transportado de bicicleta até à Turquia por David Mendes para ser entregue na abertura da COP31.

O documento foi formalizado pelo Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, numa cerimónia que decorreu esta segunda-feira em frente aos paços do concelho. A carta seguirá viagem rumo à 31ª Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas, a COP31, pelas mãos de David Mendes, presidente da Viana Ciclável, que vai pedalar sozinho entre Viana do Castelo e Antália, na Turquia.

 

Presidente da Câmara de Viana do Castelo com ciclista na partida da carta de compromisso para a COP31
Viana do Castelo assina carta de compromisso para alavancar o ciclismo na proteção do clima com destino à COP31

 

A viagem deverá prolongar-se até ao dia 9 de novembro, a tempo de marcar presença na abertura do conclave internacional. O autarca vianense e a Vereadora da Mobilidade, Fabíola Oliveira, marcaram presença para acompanhar a largada simbólica de dezenas de ciclistas que se juntaram para apoiar a missão e assinalar o arranque do trajeto.

 

David Mendes viaja em representação da Viana Ciclável e em parceria com a COP Bike Ride, a International Degrowth Network, a MUBi e a autarquia local. Ao longo da jornada, o ciclista prevê percorrer 4.700 quilómetros, enfrentar 37 mil metros de desnível acumulado, atravessar 11 países e realizar duas travessias de ferry, numa demonstração prática de mobilidade de baixo impacto.

 

O ciclista destacou que a iniciativa constitui “uma boa oportunidade para chamar a atenção para a temática da mobilidade ciclável”, sublinhando a importância de os cidadãos se sentirem seguros na utilização da bicicleta. O presidente da Viana Ciclável apontou ainda que a transferência modal do automóvel para a bicicleta representa uma redução imensa de emissões e traz vantagens diretas para a saúde e para o meio ambiente.

 

Por seu turno, o presidente da Câmara Municipal classificou a iniciativa como “um exercício de cidadania significativo”, defendendo a necessidade de uma mudança cultural que inclua a partilha de espaço e o respeito mútuo entre ciclistas e condutores. O município reforça assim o seu alinhamento com os objetivos globais da iniciativa COP 31 Ride e com a visão de sustentabilidade da COP31.

 

A autarquia assume publicamente dez propostas estruturadas para o setor, que incluem a conclusão de uma rede ciclável estrutural até 2030, a acalmia e redução do tráfego automóvel, a criação de planos dedicados e o reforço de zonas pedonais e cicláveis. O plano prevê ainda a expansão do estacionamento de bicicletas, o desenvolvimento de eventos de massa, ações de capacitação e literacia, o estímulo ao setor económico associado, a promoção da logística de última milha com bicicletas de carga e a monitorização regular de indicadores de progresso.

 

No âmbito do compromisso assumido, o município sublinha que a estratégia local visa transformar o território numa referência internacional em mobilidade sustentável, saúde pública e resiliência climática, apostando numa visão territorial abrangente.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Publicidade

Se gosta da Peneda Gerês TV

Contribua com um donativo

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Doar com PayPal

Peneda Gerês TV - Multimédia e Comunicação

In.Cubo – Incubadora de Iniciativas Empresariais Inovadoras

4970-786 - Arcos de Valdevez

geral.penedagerestv@gmail.com

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

©2026 Peneda Gerês TV

bottom of page