Viana do Castelo atribuiu 587 horas de descanso a Cuidadores Informais | Peneda Gerês TV
- Jorge da Costa

- 15 de out.
- 2 min de leitura
15 de outubro, 2025.
O Programa Municipal de Apoio aos Cuidadores Informais PMACI de Viana do Castelo celebra o seu primeiro aniversário com um balanço muito positivo. A medida inovadora Bolsa de Horas permitiu a atribuição de 587 horas de descanso essenciais a quem cuida, distribuídas por 33 pausas. Esta intervenção municipal, que chegou a 60 cuidadores em 22 freguesias, já conseguiu atenuar a sobrecarga grave com que muitos destes munícipes viviam.
O Município de Viana do Castelo assinala o primeiro ano do Programa Municipal de Apoio aos Cuidadores Informais PMACI, que tem cumprido o seu objetivo primordial de proteger a saúde psicológica e o bem estar dos cuidadores. A Bolsa de Horas, uma das medidas centrais, concedeu 587 horas de apoio para descanso. Desse total, 114 horas foram usufruídas em contexto domiciliário e 473 horas em internamento.

O PMACI, que engloba também apoio psicológico e social e ações de capacitação, já apoiou 60 cuidadores informais no concelho. Os dados recolhidos sobre os beneficiários da Bolsa de Horas, implementada a 11 de outubro de 2024, revelam que a idade média do cuidador é de 56 anos e a da pessoa cuidada é de 74 anos.
A maioria dos cuidadores acompanhados, 54 do total, são mulheres. Os dados mostram ainda que, em sete situações, um mesmo cuidador presta apoio a mais do que uma pessoa. As principais situações de dependência que motivam a intervenção do programa incluem demência, perda de autonomia física e cognitiva e doença mental grave.
Um dos resultados mais significativos do programa prende se com a redução do nível de sobrecarga dos cuidadores. Antes da intervenção da equipa municipal, o nível de sobrecarga era classificado como grave, tendo melhorado consideravelmente para moderado no final do período de acompanhamento.
Fonte do Município de Viana do Castelo salienta que “Estes resultados comprovam a utilidade e a necessidade das medidas aplicadas”. A mesma fonte acrescenta que a prioridade do programa é “proteger a saúde psicológica e o bem estar dos cuidadores informais, através de um conjunto estruturado de medidas de capacitação, apoio direto e, de forma inovadora, o fomento de pausas para descanso”.
Em complemento ao apoio direto, 26 dos 60 cuidadores encontram se em acompanhamento psicológico especializado, o que demonstra a importância do apoio à saúde mental. O Município de Viana do Castelo prepara se para lançar os Grupos Psicoeducativos, uma nova medida que visa criar um espaço de partilha e aprendizagem contínuo para os cuidadores.
A excelência e o caráter inovador do PMACI já mereceram reconhecimento.
O programa foi distinguido com o Selo de Mérito Categoria Ouro para o biénio 2025 2026, atribuído pela Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais, e no prémio Autarquia do Ano Grupo Mosqueteiros na categoria Apoio Social Apoio à Saúde Mental.












Comentários