top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Viana do Castelo avança com programa de voluntariado académico para combater isolamento dos idosos

1 de Maio, 2024

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, em reunião ordinária de executivo, um Protocolo de Colaboração e Cooperação entre Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, a Câmara Municipal de Viana do Castelo e o Centro Humanitário do Alto Minho da Cruz Vermelha Portuguesa para implementação do projeto “Janelas ConVIDA”, que visa combater a solidão e o isolamento social dos idosos do concelho.




Presidente da Câmara e Vereadora da Coesão Social

A Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, indica, citada em nota da autarquia, que o projeto avança “considerando a importância do envelhecimento bem-sucedido e a necessidade de promover a solidariedade intergeracional”.


“Este protocolo visa estabelecer um programa de voluntariado académico, cujo intuito é da construção de uma rede de apoio às pessoas idosas no concelho de Viana do Castelo, promovendo a relação entre diferentes gerações e combatendo a solidão e o isolamento social”, refere a Vereadora na proposta.


A minuta do protocolo aprovada em reunião ordinária explica que “o Programa de Voluntariado Académico Janelas ConVIDA tem como entidade promotora a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e como entidades parceiras a Câmara Municipal de Viana do Castelo (CMVC) e o Centro Humanitário do Alto Minho da Cruz Vermelha Portuguesa (CHAM), tendo como objetivo geral contribuir para o envelhecimento bem-sucedido de pessoas mais velhas residentes no concelho de Viana do Castelo”.


Nesse sentido, o Município assume o seguro dos voluntários através do Banco Local do Voluntariado (BLV), assim como a sua formação, colabora na articulação com as Juntas de Freguesia e Uniões de Freguesia sempre que necessário, colaborando igualmente no transporte dos alunos para as freguesias em autocarro do município, desde que devidamente planeado, com o máximo de dois transportes mensais. "O projeto-piloto desta iniciativa vai avançar, de forma imediata, na Montaria, freguesia vianense de montanha", adianta nota da autarquia.


“Pretende-se, para o efeito, a promoção e interação entre diferentes gerações no combate à solidão, ao isolamento social, à insegurança e exclusão social dos idosos, além de contribuir para a formação destes jovens”, indica ainda Carlota Borges.





0 comentário

Comments


bottom of page