top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Viana do Castelo Celebra 25 Anos de Cinema e Educação com Festival Único | Peneda Gerês TV

09 de maio, 2025.

Viana do Castelo é, até 14 de maio, o palco da 25.ª edição dos ENCONTROS / Festival de Cinema de Viana. O evento, reconhecido como o mais antigo a nível nacional com um foco exclusivo na pedagogia, formação para o cinema, investigação e ligação à comunidade educativa, celebra um quarto de século de história, consolidando a cidade como um epicentro da cultura e prática audiovisual em prol da literacia para o cinema.




Viana do Castelo Celebra 25 Anos de Cinema e Educação com Festival Único | Peneda Gerês TV
Ilustração: Viana do Castelo Celebra 25 Anos de Cinema e Educação

A edição comemorativa dos 25 anos dos ENCONTROS de Viana destaca-se pela vasta programação dedicada à formação de públicos, tanto na comunidade escolar como na comunidade cinéfila em geral. Desde a sua génese, o festival afirmou-se como um espaço de partilha, formação e debate que junta estudantes, cineclubistas, público geral, profissionais da área e diversas entidades do meio artístico.


Ao longo de duas décadas e meia, o Festival Cinema Viana reuniu mais de 220 mil participantes, exibiu mais de 340 filmes e contou com a presença de 110 realizadores nacionais e internacionais. Foram organizados mais de 115 workshops, masterclasses e formações, com especial incidência nos alunos e docentes de todos os graus de ensino. Os ENCONTROS têm levado o Cinema à Escola e a Escola à sala de Cinema, com a exibição de mais de 70 ciclos cinematográficos e a organização de 38 exposições temáticas.


A colaboração do festival estende-se a dezenas de escolas da região e a mais de 35 instituições de ensino internacionais de países como Japão, Austrália, Finlândia, Brasil, entre outros. A 25.ª edição conta, por exemplo, com a participação da Norwegian Film School.


O programa de 2025 renova o compromisso com os jovens, a escola, docentes, investigadores, cinéfilos e criadores emergentes. Inclui competições de curtas-metragens (PrimeirOlhar) e vídeo escolar (AÇÃO 11!), mostras de filmes, oficinas, masterclasses, conferências e exposições.


Um dos pontos altos que decorre até 11 de maio no Teatro Municipal Sá de Miranda é a secção Olhares Frontais, com curadoria do realizador Pedro Sena Nunes. Este "observatório vivo" foca-se no cinema documental, promovendo debate sobre métodos de criação. O tema deste ano é "Tempos Cruzados, Inteligência artificial em reflexão". No âmbito desta secção, estão a ser exibidos os filmes a concurso para o Prémio PrimeirOlhar, as melhores curtas europeias de 2024 e filmes como "Cartas Telepáticas" de Edgar Pêra (exibido hoje, 9 de maio) e "O Manuscrito Perdido" de José Barahona (a exibir amanhã, 10 de maio).




Viana do Castelo Celebra 25 Anos de Cinema e Educação com Festival Único | Peneda Gerês TV
Ilustração - Prémio Primeiro Olhar

Os Prémios PrimeirOlhar visam promover o cinema documental feito por estudantes e emergentes de Portugal, países de língua portuguesa e Galiza, com galardões que vão até 1500€. A secção AÇÃO 11! Festival Luso-Galaico de Vídeo Escolar, que culmina a 14 de maio com a divulgação dos vencedores no Teatro Municipal Sá de Miranda, incentiva a prática audiovisual em contexto escolar, atribuindo prémios de 700 euros em material audiovisual para as escolas vencedoras.


No campo da investigação e reflexão, a 14.ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE CINEMA decorreu até hoje, 9 de maio, na Escola Superior de Educação de Viana do Castelo (ESEVC), integrando o Work in Progress (WiP) para debate de projetos de investigação. Também hoje, 9 de maio, a ESEVC acolheu o 2º Encontro de Antropologia, Cinema e Educação e o Fórum Cinema e Escola, que abordou práticas pedagógicas em Portugal e na Galiza.


As atividades pedagógicas continuam intensas. A iniciativa "Escola vai ao Cinema" decorre até 14 de maio, com exibições de curtas para todos os níveis de ensino. Os ENCONTROS também levam o Cinema às Escolas, com oficinas de animação e história do cinema. As ruas de Viana voltam a ser cenário de rodagem com a rubrica Histórias na Praça, que proporciona experiências de criação cinematográfica a alunos do ensino básico e secundário da cidade. Mais de 100 filmes e 3000 alunos já participaram nesta ação. Podem visionar as Histórias na Praça em: http://lugardoreal.com/escolas?tag=ao-norte-historias-na-praca.



Viana do Castelo Celebra 25 Anos de Cinema e Educação com Festival Único | Peneda Gerês TV
Ilustração: Encontro Luso-Galaico de Cineclubes

Outras atividades incluem o Encontro Luso-Galaico de Cineclubes no dia 10 de maio, formações, cursos, exposições sobre a história do cinema e o filme "A Metamorfose dos Pássaros", além de lançamentos de livros.


Os ENCONTROS / Festival de Cinema de Viana são uma organização da Associação AO NORTE em parceria com a Câmara Municipal de Viana do Castelo.

O programa completo e as informações sobre inscrições em oficinas estão disponíveis no website oficial do festival: www.ao-norte.com/encontros.

Comments


Se gosta da Peneda Gerês TV

Contribua com um donativo

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Doar com PayPal

Publicidade

Peneda Gerês TV - Multimédia e Comunicação

In.Cubo – Incubadora de Iniciativas Empresariais Inovadoras

4970-786 - Arcos de Valdevez

geral.penedagerestv@gmail.com

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

©2025 Peneda Gerês TV

bottom of page