top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Viana do Castelo celebra Dia Mundial do Enoturismo este sábado

Para assinalar o Dia Mundial do Enoturismo, a Câmara Municipal de Viana do Castelo preparou um diversificado programa dedicado aos vinhos e aos produtores do concelho, a decorrer ao longo do próximo sábado, 11 de novembro.




enólogo com copo de vinho no vinhedo

Assim, as comemorações arrancam dia 11 de novembro, pelas 9h00, com a Caminhada Passos de Memória “PR 20 – Trilho das Terras de Geraz” (sujeito a inscrição) a decorrer ao longo de toda a manhã. Integrado na Rede Municipal de Percursos Pedestres do Município, este percurso de 13,1 quilómetros revela a riqueza paisagística, ecológica e cultural das Terras de Geraz, tendo como pontos de interesse o Lugar da Passagem, a Capela de Nossa Senhora da Conceição, Ponte da Naia, Capela e Cruzeiro de S. Sebastião, Azenha da Regedoura, Capela da Senhora do Norte e ainda o Cruzeiro da Prelada.

cartaz do evento com uma pipa, uvas brancas e um copo de vinho

Também das 9h00 às 13h00 é promovida a Rota das Adegas, iniciativa destinada a empresários da restauração e hotelaria de Viana do Castelo (limitada a 15 empresários). Durante a tarde, das 14h30 às 18h30, acontece a segunda parte deste roteiro que pretende dar a conhecer os produtores da região.


O programa propõe ainda um Almoço Enogastronómico no Solar de Merufe (com um custo por pessoa de 15 euros, sujeito a inscrição).


Esta efeméride do Dia Mundial do Enoturismo foi comemorada inicialmente como “O Dia Europeu do Enoturismo”, tendo sido assim instituído em 2009 pela RECEVIN – Rede Europeia de Cidades do Vinho.


Mais tarde, com a associação a este evento de alguns países da América Latina, a partir de 2019, esta efeméride passou a ser celebrada à escala mundial, sempre no segundo domingo de novembro, tendo por objetivo valorizar os territórios produtores de vinho através da divulgação da cultura, património e tradições que lhe estão associadas.


"Esta boa prática é um excelente modo de conhecer o património construído e natural do Município de Viana do Castelo, além de promover o que de melhor se faz no âmbito da gastronomia e vinhos", sublinha o município.





0 comentário

Comentários


bottom of page