top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Viana do Castelo conta com novo veículo elétrico multifunções para dar apoio aos espaços verdes

A Câmara Municipal de Viana do Castelo acaba de reforçar a sua frota municipal com um veículo elétrico multifunções para apoio aos espaços verdes. A viatura vai trabalhar no centro histórico da cidade e nos meios rurais.




três homens num campo verde junto a um veículo multifunções

De acordo com nota da autarquia, o veículo elétrico irá efetuar a recolha dos resíduos verdes produzidos na cidade, transportando-os para o centro de compostagem. "Permitirá ainda a rega dos cerca de 400 vasos e taças existentes no centro histórico da cidade e o transporte de materiais e plantas para os espaços verdes do centro da cidade por ser um veículo pequeno e não poluente", explica.


A aquisição deste veículo elétrico, que conta com parte de design e tecnologia portuguesas, teve por base uma candidatura ao Fundo Ambiental para a criação do “Centro Municipal de Compostagem”. "Esta nova valência municipal servirá para recolher todos os biorresíduos na fileira dos resíduos verdes (sobrantes das áreas florestais e de espaços verdes) da cidade de Viana do Castelo como solução de mitigação dos impactos adversos decorrentes da atual produção, queima e depositação em aterro", acrescenta.

parte traseira do veículo com caixa aberta e mangueira

A substituição da frota automóvel por veículos mais amigos do ambiente é uma das 30 medidas que integram a Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas da Câmara Municipal de Viana do Castelo. Este é um processo que foi iniciado em 2015, com a adesão do município a um projeto-piloto a nível nacional para a definição de estratégias de adaptação às alterações climáticas.


O Município conta, assim, com diversas viaturas elétricas e dois autocarros elétricos que fazem o circuito no centro histórico. "Este é contributo do município para a sustentabilidade ambiental e para uma efetiva redução de emissão de gases de carbono, sendo objetivo desta autarquia proceder à renovação de toda a frota automóvel municipal, substituindo-a por veículos elétricos", conclui.





0 comentário

Comentários


bottom of page