top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Viana do Castelo inaugurou "Praça Nelson Mandela"

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou hoje presença na inauguração da simbólica Praça Nelson Mandela, junto ao Auditório dos Serviços Centrais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), e assumiu o compromisso de trabalhar para que “este momento simbólico se torne intemporal e este espaço receba definitivamente este nome”.




placa de bronze onde se lê "PRAÇA NELSON MANDELA"

No Dia Internacional Nelson Mandela, e no âmbito do Ubuntu Fest Viana do Castelo, que contou com a presença de cerca de 500 alunos, professores e convidados de todo o país e até além-fronteiras, foi descerrada uma placa simbólica de homenagem ao líder sul-africano.

homens e mulheres em frente a uma placa onde se lê "PRAÇA NELSON MANDELA"
© João Lomba

No discurso, o autarca vianense destacou este evento que trabalhou “os alicerces para que os jovens possam ter percursos de excelência no futuro, assente em fortes valores”. “A educação formal é essencial, mas as competências sociais são também fundamentais para o percurso de vida e para sabermos interpretar a diferença”, vaticinou, assegurando que este é um evento “marcado pelos valores da paz e da resiliência”, tal como o legado de Nelson Mandela.

homem de blazer com um microfone na mão, discursando para um grupo de pessoas
© João Lomba

O Presidente do Instituto Padre António Vieira, Rui Marques, considerou que este foi “um momento muito especial” por assinalar o Dia Internacional de Nelson Mandela e por permitir ao Ubuntu Fest deixar esta marca em Viana do Castelo.


Promovido pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo e o Instituto Padre António Vieira, com o apoio do Município de Viana do Castelo, o Ubuntu Fest prolongou-se por três dias, que terminaram esta terça-feira, num programa preenchido com diversos oradores nacionais e internacionais, distribuídos entre conferências, conversas, atividades lúdicas, workshops, aprendizagens e reflexões. Construir pontes, esperançar e reparar foram as três palavras-chaves do Ubuntu Fest Viana do Castelo, evento que mobilizou mais de meio milhar de pessoas, especialmente estudantes oriundos de norte e sul do país.

centenas de pessoas em frente a um edifício branco com bandeiras hasteadas
© João Lomba

O Dia Internacional Nelson Mandela é uma comemoração internacional instituída pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas em novembro de 2009, a ser comemorado em todos os anos a 18 de julho, data de nascimento do líder sul-africano Nelson Mandela.




0 comentário

Comments


bottom of page