top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Viana do Castelo investe sete milhões de euros na valorização do património religioso | Peneda Gerês TV

13 de abril, 2026.

A Capela de Repouso de Vila Fria, em Viana do Castelo, foi alvo de uma profunda intervenção de demolição, relocalização e reconstrução integral, tendo sido benzida este domingo para servir a comunidade com maior dignidade e proximidade. Esta obra, que contou com um apoio municipal de 61.900 euros e incluiu a requalificação de todo o espaço envolvente, integra-se na estratégia de investimento de Viana do Castelo património religioso, que já ultrapassa os sete milhões de euros em todo o concelho, visando reforçar a rede de equipamentos de apoio às populações.

A intervenção agora concluída em Vila Fria faz parte de um plano municipal mais abrangente que, nos últimos anos, aplicou mais de cinco milhões de euros na construção e requalificação de cerca de 15 casas mortuárias. Este esforço financeiro articula-se com o programa municipal Valorizar o Património, que já destinou aproximadamente dois milhões de euros à recuperação de igrejas e capelas. Segundo o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, presente na cerimónia, este investimento é prioritário por representar "(…) não só o edificado, mas também a identidade dos vianenses".


Fotografia da cerimónia de bênção da Capela de Repouso de Vila Fria.
Viana do Castelo investe sete milhões de euros na valorização do património religioso

Durante o ato solene, foi sublinhado que a relocalização da capela dentro do cemitério da freguesia era uma necessidade técnica identificada para garantir a funcionalidade do espaço. Para o autarca vianense, a dignidade desta infraestrutura é uma forma de reconhecimento comunitário, afirmando que "(…) zelar pelo mesmo [é] um reconhecimento da história desta comunidade". Luís Nobre reforçou ainda que o novo equipamento marca um ciclo significativo para Vila Fria, sendo "(…) muito mais que [um espaço de um ritual], é também uma homenagem a quem partiu".


O Presidente da Junta de Freguesia de Vila Fria, Carlos Silva, corroborou a importância da obra, referindo que a capela está agora situada num local mais central e digno. Além da aposta de Viana do Castelo no património religioso, o município destacou outros investimentos recentes na freguesia, nomeadamente 1,2 milhões de euros em saneamento e recuperação da rede viária. Esta linha de atuação reafirma o compromisso da autarquia com a coesão social e territorial, garantindo que todas as freguesias dispõem de infraestruturas qualificadas.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Publicidade

Se gosta da Peneda Gerês TV

Contribua com um donativo

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Doar com PayPal

Peneda Gerês TV - Multimédia e Comunicação

In.Cubo – Incubadora de Iniciativas Empresariais Inovadoras

4970-786 - Arcos de Valdevez

geral.penedagerestv@gmail.com

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

©2026 Peneda Gerês TV

bottom of page