top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Viana do Castelo promove campanha de recolha de roupa e calçado em bom estado até 27 de novembro



No âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2022, até 27 de novembro decorre em Viana do Castelo uma campanha de recolha de roupa e calçado em bom estado para reutilização. Saiba como colaborar.

Os Serviços Municipalizados de Viana do Castelo (SMVC), a Câmara Municipal de Viana do Castelo, o Estação Viana Shopping, o Núcleo de Design do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e três empresas gestoras de têxteis (Ultriplo, Wippytex e Sarah Trading) uniram-se para promover esta iniciativa solidária.

Carlota Borges, vereadora da Coesão Social, Juventude, Voluntariado e Serviços Urbanos da Câmara de Viana do Castelo e José Duarte Glória, diretor do Estação Viana Shopping.

Assim, "estão disponíveis no centro comercial, no piso 2 [ao pé da loja Fnac], dois contentores produzidos em madeira, com a colaboração do núcleo de design e dos funcionários dos armazéns da Câmara Municipal de Viana do Castelo, devidamente identificados, para colocação de roupas e calçado em bom estado de conservação para reutilização.", informa o Município vianense em comunicado.

Esta iniciativa representa "o início de um grande projeto a ser implementado nas escolas e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS)", adiantam, com o principal objetivo de "consciencializar a camada mais jovem sobre a existência de locais adequados em todo o concelho para colocação de material têxtil."


Os responsáveis alertam que separar papel/cartão, plástico e vidro é fundamental, mas separar resíduos têxteis, biorresíduos e outros é também crucial. Neste âmbito, "as empresas gestoras de têxteis irão recolher os bens depositados pelos munícipes nos contentores e farão a devida triagem, para que as roupas e calçados sejam posteriormente doados a instituições locais."


A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR) encoraja todos os Europeus e não só a desenvolverem ações de sensibilização sobre recursos sustentáveis e gestão de resíduos, durante uma mesma semana em novembro.


"Conduzida por autoridades públicas locais e regionais, reunimos todos os tipos de públicos – cidadãos, escolas, empresas, ONG’s, associações – que organizam atividades de sensibilização sobre prevenção de resíduos.", acrescentam.






0 comentário

Comments


bottom of page