top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Viana do Castelo promove mostra gastronómica Ouriço-do-Mar em Castelo do Neiva

A Câmara Municipal de Viana do Castelo promove, este fim de semana, a mostra gastronómica Ouriço-do-Mar em Castelo do Neiva. Assim, dias 25 e 26 de março, o largo junto à Rua dos Pescadores será espaço privilegiado de apresentação e degustação deste produto endógeno.





animal espinhoso em forma de bola, na areia da praia

No sábado, o programa acontece entre as 11h00 e as 22h00, com a mostra gastronómica e animação musical garantida por Metasonora, Xico Malheiro & Raízes (grupo de música tradicional portuguesa).


No domingo, o programa desenrola-se entre as 11h00 e as 19h00, com venda deste produto do mar e, entre as 15h30 e as 19h00, será vivida a Tarde de Folclore – Maresia 2023, que integra a comemoração do 48.º aniversário do Grupo Folclórico e Etnográfico de Castelo do Neiva.

cartaz alusivo ao evento com uma mão a segurar um ouriço-do-mar

A freguesia de Castelo do Neiva é terra de rio e de mar e conta com uma forte comunidade piscatória. O trabalho das gentes do mar é, ainda hoje, muito relevante para a economia local e para a divulgação da sua gastronomia muito ligada aos produtos endógenos.


A freguesia é banhada pelo rio Neiva a sul e pelo Oceano Atlântico a poente, com as freguesias de Chafé a norte e a de São Romão de Neiva a nascente, tendo uma população que ronda os três mil habitantes.


Castelo do Neiva é terra com história e tradição, com uma costa das mais ricas do país em iodo e com uma gastronomia de excelência, sendo a mesma virada para os peixes e mariscos, da costa, mas sem esquecer a carne resultante da agricultura tradicional.




0 comentário

Comments


bottom of page