top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Viana do Castelo promove Terapia da Fala nos jardins de infância do concelho

A Câmara Municipal de Viana do Castelo, ao longo do ano letivo 2023/2024, vai implementar o projeto “Palavras com Som – Projeto de Promoção da Comunicação Humana” em jardins de infância do município, levando um terapeuta da fala à escola, informou hoje a autarquia.





crianças pequenas reunidas em círculo no jardim de infância

"Este projeto destina-se a crianças que frequentam o último ano de jardim de infância, com 5/6 anos, e as atividades a desenvolver serão programadas de forma a incluir todos os alunos, estabelecendo como prioridade a promoção de competências comunicativas", explica em nota de imprensa.


“Palavras com Som” tem como objetivos detetar precocemente alterações que interfiram com o desenvolvimento da criança; promover o desenvolvimento adequado da comunicação, linguagem, fala, da mastigação e da deglutição; prevenir dificuldades de aprendizagem, potenciando competências meta fonológicas e sintáticas; promover momentos de partilha de conhecimento sobre comunicação humana com os educadores de infância e encarregados de educação.


Este projeto está atualmente a ser implementado em quatro jardins de infância do concelho, garantindo apoio a 131 crianças.


Inicialmente, as crianças foram observadas no seu contexto de sala de aula com o apoio dos educadores. Ao longo do projeto, serão rastreadas dificuldades de comunicação, linguagem, fala, voz, mastigação e deglutição e efetuados encaminhamentos para as valências necessárias.


"Para o ano letivo, estão programadas 12 atividades, a implementar quinzenalmente com cada grupo de crianças, que vão consistir em atividades lúdicas e jogos desenhados para permitir à criança explorar a linguagem globalmente e trabalhar a consciência fonológica com base na sequência: palavra, sílaba e fonema", revela a autarquia.


Assim, este projeto visa potenciar capacidades linguísticas diretamente relacionadas com a aquisição de competências essenciais ao desenvolvimento da criança. Aborda a saúde infantil ao nível das competências exigidas na valência da terapia da fala, preocupando-se com diferentes áreas interventivas: fala, linguagem, voz, respiração, mastigação, deglutição e motricidade orofacial.


A intervenção precoce e preventiva é uma prioridade para o Município, de forma a minimizar as consequências das dificuldades de linguagem. "As vivências pelas quais as crianças passaram nos últimos anos devido ao uso de máscaras e à falta de socialização com outras pessoas tiveram influência no seu desenvolvimento comunicativo, causando, a longo prazo, impacto negativo tanto na saúde como na educação", explica.


No ano letivo 2022/2023, “Palavras com Som” foi implementado como projeto piloto em seis jardins de infância do concelho, contando com a participação de 78 crianças. As competências comunicativas de cada criança foram analisadas e realizadas onze atividades que foram dinamizadas em grupo no contexto escolar. O projeto foi planeado segundo uma intervenção multinível, privilegiando a intervenção em grande grupo, pequeno grupo e/ou individual, adequando as atividades às necessidades de cada grupo. Em situações específicas, foram realizadas avaliações individuais, atividades em pequenos grupos, reuniões com encarregados de educação e encaminhamento para outras valências.


A avaliação efetuada pelos educadores de infância revelou como aspetos diferenciadores deste projeto a intervenção ser efetuada por um profissional de saúde e a articulação com a equipa educativa na deteção precoce de alterações de comunicação e desenvolvimento global, com encaminhamentos específicos e despistes. Na mesma nota, o Município de Viana do Castelo adianta que "Os educadores de infância reconheceram o impacto da implementação deste projeto no desenvolvimento de competências comunicativas dos seus alunos e manifestaram a importância da continuidade e alargamento da intervenção do mesmo."

A terapia da fala preocupa-se em atuar na prevenção, avaliação, intervenção e estudo científico das perturbações da Comunicação Humana, englobando não só todas as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita, mas também outras formas de comunicação não verbal.





0 comentário

Comments


bottom of page