Viana do Castelo Recebe a Elite da Guitarra Clássica no 1º Festival "Cordas Douradas" | Peneda Gerês TV
- Jorge da Costa
- há 2 dias
- 2 min de leitura
09 de dezembro, 2025.
Viana do Castelo prepara-se para acolher o evento que promete ser um novo polo de referência no panorama musical nacional: o 1º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”. De 18 a 21 de dezembro de 2025, o Museu de Artes Decorativas será o palco de uma celebração única, reunindo alguns dos mais prestigiados guitarristas de Portugal e do mundo numa programação que inclui concertos, masterclasses e recitais de jovens talentos.
O Festival “Cordas Douradas”, uma organização da Câmara Municipal de Viana do Castelo, surge com a ambição de valorizar o património guitarrístico ibérico e promover o intercâmbio entre gerações de músicos. O palco escolhido para esta primeira edição é o emblemático Museu de Artes Decorativas, proporcionando um ambiente único para a apreciação da música de câmara.

A programação é diversificada e pensada para todos os amantes da guitarra clássica e da música em geral. Os dias de festival serão preenchidos com concertos noturnos de alto nível, masterclasses e workshops para aprimoramento técnico e, ainda, recitais de “Jovens Talentos”, dando espaço às promessas musicais emergentes da região.
Artistas de Prestígio Internacional e Nacional
O cartaz do festival é marcado pela presença de figuras incontornáveis da guitarra clássica. Entre os convidados internacionais, destacam-se Edith Pageaud (França), Graham Anthony Devine e Harold Gordon-Smith (Reino Unido), e Petrit Çeku (Kosovo).
O talento português estará em destaque com atuações de Francisco Gomes e do próprio João Carvalho, Diretor Artístico do evento. Em representação de um património nacional distintivo, Rafael Eusébio Campos levará ao palco a sonoridade singular da Guitarra Portuguesa.
Criação de um Polo de Afirmação Artística
Para João Carvalho, Diretor Artístico do festival, o nascimento do “Cordas Douradas” representa a concretização de um sonho:
“O Cordas Douradas nasce do desejo de criar em Viana do Castelo um espaço, guitarrístico, de partilha e afirmação artística, onde este enormíssimo património, em rápida evolução, não só no distrito, como no país inteiro, possa ser ouvido, ensinado e celebrado.”
Com o apoio institucional exclusivo da Câmara Municipal, o evento pretende rapidamente afirmar-se como um novo polo de referência da guitarra clássica no Norte do país. A combinação de prestígio artístico e colaboração cultural visa valorizar a identidade cultural da cidade, enriquecendo a oferta cultural de Viana do Castelo no final do ano.
Resumo do Evento
Evento: 1º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”
Datas: 18 a 21 de dezembro de 2025
Local: Museu de Artes Decorativas, Viana do Castelo
Organização: Câmara Municipal de Viana do Castelo








