Viana do Castelo recebe “Física Sobre Rodas” com Circo da Física e Observações Astronómicas | Peneda Gerès TV
- Jorge da Costa
- 11 de jul.
- 2 min de leitura
11 de junho, 2025.
Viana do Castelo prepara-se para uma jornada de descoberta científica no próximo dia 18 de julho, com a chegada do projeto “Física Sobre Rodas”. Uma iniciativa do Núcleo de Física do Instituto Superior Técnico (NFIST), em colaboração com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, este evento promete despertar a curiosidade de miúdos e graúdos através de atividades interativas e observações celestes.
As portas da ciência abrem-se no Anfiteatro do Largo João Tomás da Costa, com o Circo da Física a decorrer das 14h00 às 19h00. Aqui, os visitantes terão a oportunidade de explorar exposições interativas que desvendam os princípios da física por trás de objetos do dia a dia, tornando a aprendizagem uma experiência divertida e acessível.

Ao cair da noite, a magia do universo toma conta do mesmo local com as observações astronómicas, que se estendem das 21h30 à 01h00. Sob a orientação de especialistas, os participantes poderão desvendar os segredos do céu noturno, mergulhando no fascinante mundo da Astronomia e da Astrofotografia.
O projeto “Física Sobre Rodas” é uma exposição itinerante de Física, dinamizada pelo Departamento de Física do Instituto Superior Técnico, em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude, a Sociedade Portuguesa da Física e o INESC MN. O seu principal objetivo é levar o conhecimento científico a diversas comunidades do território continental, proporcionando atividades e experiências a um público que, de outra forma, poderia não ter acesso a este tipo de iniciativas
Composto por estudantes universitários apaixonados pela física e outras áreas, o projeto organiza-se em cinco secções autónomas (Circo, ASTRO, Pulsar, ReCreativa e Info). Enquanto o Circo se dedica às exposições interativas, a secção ASTRO é responsável pelas saídas de campo e observações astronómicas, promovendo o gosto pelo conhecimento do cosmos. A revista científica do NFIST, Pulsar, completa esta missão de divulgação
Comentários