top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Viana do Castelo recebe menção honrosa dos Prémio ODS Local

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, recebeu hoje, durante a Conferência ODSlocal´23, que decorreu no Teatro Municipal Sá de Miranda, uma menção honrosa dos Prémios ODS Local, atribuída ao município vianense na subcategoria Melhor Conjunto de Boas Práticas, deu nota a autarquia.





homens e mulheres em palco recebendo prémios e diplomas

Já em 2021, recorde-se, Viana do Castelo recebeu um Selo ODSlocal, uma certificação que reconhece os municípios “que evidenciem um elevado grau de compromisso com a sustentabilidade local”. Os Prémios ODSlocal são uma distinção que pretende dar visibilidade aos Municípios que executem o melhor conjunto de boas práticas nos serviços da autarquia (ações, programas, etc.).


Durante a Conferência, foram distinguidas Boas Práticas e entregues ‘Selos ODSlocal’ aos municípios que mais se destacaram neste domínio, e foram também atribuídos Prémios ODSlocal a três projetos de entidades da sociedade civil com impacto relevante no avanço da Agenda 2030, fortemente inspiradores e com um elevado potencial de replicabilidade.

Na sua intervenção na sessão de abertura da conferência que serviu para fazer um balanço e perspetivar o futuro, Luís Nobre vincou o trabalho desenvolvido por Viana do Castelo neste âmbito, com o cumprimento de 17 objetivos de desenvolvimento local. “O nosso modelo está a ser cumprido com resultados positivos graças a equipas motivadas e comprometidas com estes objetivos”, destacou.


“Esta é uma cidade que planeia e se esforça por cumprir estes 17 grandes objetivos”, reafirmou o autarca de Viana do Castelo, um dos municípios que integra desde início este consórcio universitário e uma empresa, liderados pelo Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento sustentável (CNADS), e que se juntaram para criar a plataforma ODSlocal – Plataforma Municipal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que visa levar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) a todos os municípios do país e facilitar a sua concretização.

homem discursando no palanque perante uma sala de teatro

O objetivo é incentivar a adesão aos 17 ODS propostos pela ONU na Agenda 2030 através da mobilização dos municípios portugueses, dando destaque aos atores locais e às suas iniciativas e promovendo a participação cívica. A Plataforma ODSlocal integra um portal online dinâmico, que permite visualizar e ir acompanhando os progressos e contributos de cada município em relação aos vários ODS, identificando práticas locais, iniciativas e projetos inovadores em cada autarquia.


Esta iniciativa, que beneficia do apoio da Fundação “la Caixa”, é promovida pelo CNADS, associado a dois centros de investigação universitários, um da Universidade de Lisboa e outro da Universidade Nova de Lisboa, e à start-up tecnológica em ambiente e alterações climáticas 2adapt.




0 comentário

Comments


bottom of page