top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Viana do Castelo recebeu profissionais de endoscopia de todo o país para curso com cirurgia ao vivo

O Centro de Congressos Francisco Sampaio - Castelo Santiago da Barra acolheu, esta sexta-feira e sábado, a 3ª edição do curso de endoscopia com transmissão em direto Live SPED, promovido pela Sociedade Portuguesa de Endoscopia Digestiva (SPED) e pela Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM). Ao longo de dois dias, profissionais de todo o país estiveram em Viana do Castelo para uma jornada de formação intensa com transmissão de endoscopia ao vivo a partir do serviço de gastrenterologia da ULSAM.





pessoas sentadas em cadeiras, num auditório, com outras a assistir a uma operação ao vivo transmitida por um ecrã

Na sessão de abertura do curso, o Vereador da Promoção da Saúde da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Ricardo Rego, considerou que este “é um curso inovador que mostra aquilo que de bom se está a fazer a nível do país e concretamente a nível do concelho de Viana do Castelo”.


O vereador realçou ainda que “as parcerias entre instituições são fundamentais, não faz sentido as instituições estarem viradas para si mesmas”, destacando a parceria entre a ULSAM e os municípios da região “para melhoria dos espaços de saúde e para o desenvolvimento de projetos”.

pessoas sentadas em cadeiras a ouvir um homem falar ao microfone
Ricardo Rego - Vereador com o pelouro da Promoção da Saúde da CM de Viana do Castelo

Ricardo Rego indicou que “garantimos já meio milhão de euros de investimento em equipamentos de saúde de proximidade”, assegurando que, neste momento, a autarquia está a financiar a construção da Unidade de Saúde Familiar da Meadela, empreitada adjudicada por 2,2 milhões de euros.


O Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), Franklim Ramos, indicou que “as sociedades científicas, e neste caso a Sociedade Portuguesa de Endoscopia Digestiva, são sociedades vivas que trabalham a constante atualização nas competências médicas”, considerando que “a telemedicina, a inteligência artificial e o ‘machine learning’ vão revolucionar todas as áreas, nomeadamente a gastrenterologia”.

médicos fazendo cirurgia, transmitida em direto para o auditório
Cirurgia na ULSAM com transmissão em direto para todo o auditório

Já a Diretora Clínica da ULSAM, Cristina Roque, explicou que esta terceira edição do curso de endoscopia com transmissão em direto, com sessões teóricas e práticas, é uma oportunidade ímpar já que “existem cerca de 400 gastrenterologistas a praticarem endoscopia digestiva em Portugal e esta possibilidade de partilha de saber e conhecimento constitui-se como um momento privilegiado que estimula a prática e incentiva o treino”.




0 comentário

Comments


bottom of page