top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Viana do Castelo regista subida de turistas e do número de dormidas em 2023

O Município de Viana do Castelo está a dar sinais de recuperar a bom ritmo no que toca ao turismo, com os números dos quatro primeiros meses do ano de 2023, disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a mostrarem que o número de turistas registado nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril, é superior aos registados no período homólogo de 2019, considerado o melhor ano de sempre em termos turísticos.




pessoas caminhando junto a um chafariz e edifício antigo, com arcada

Segundo o Instituto, em termos de total de dormidas em Alojamento Turístico (que inclui hotelaria, alojamento local com 10 ou mais camas e Turismo no Espaço Rural), Viana do Castelo alcançou, nos primeiros quatro meses de 2023, níveis 16% superiores aos anteriores à pandemia de covid-19, com a subida do número de dormidas de 66 674 de janeiro a abril de 2019 para 77 447 no período homologo de 2023.


As estimativas indicam que, nesses meses, o concelho vianense recebeu mais de 45 mil hóspedes, ou seja, 23% mais do que no mesmo período do ano de 2019 e 23% mais do que em 2022.


De acordo com o INE, registou-se também nestes quatro primeiros meses de 2023, 4 635 514 euros de proveitos totais e 3 425 090 euros de proveitos de aposento. Assim, comparando com o período homólogo de 2019, registaram-se aumentos de 20% nos proveitos totais e de 28% nos relativos a aposento.


"Este início de ano evidencia, assim, uma relevante capacidade de recuperação do turismo e a forte atratividade do município, um dos mais visitados na região Norte de Portugal, seja pela história, pela paisagem natural, pela gastronomia e vinhos, ao que se junta a arte de tão bem receber", destaca o município em nota de imprensa.


A autarquia tem desenvolvido diferentes iniciativas no sentido de divulgar e promover o concelho de Viana do Castelo em ações como a participação nas principais Feiras de Turismo em Portugal e Espanha, a organização de Fam Trips com influencers e operadores turísticos nacionais e estrangeiros, iniciativas locais, como eventos, palestras, festivais, publicações que promovem o território, os agentes locais, produtos e experiências.


Com o intuito de melhorar a oferta turística, têm sido também desenvolvidas ações de formação para os profissionais de turismo no âmbito da Formação + Próxima. "Tem havido uma forte aposta na organização de eventos com impacto nacional e internacional, culturais e desportivos, com o fim de captar visitantes e turistas para Viana do Castelo e prolongar a sua estada num território que possui uma oferta de qualidade e diversificada em termos de alojamento, uma gastronomia de referência e uma animação turística que proporciona distintas e atrativas experiências no rio, mar, montanha e cidade", explica. O objetivo é, conclui nota da autarquia, "procurar fazer mais e melhor, no sentido de atingir um turismo com maior retorno económico, mas sustentável e harmonioso."




0 comentário

Comentários


bottom of page