top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Viana do Castelo renova parceria com a Ordem dos Psicólogos Portugueses

A Câmara Municipal de Viana do Castelo renovou a parceria com a Ordem dos Psicólogos Portugueses para reforço da capacitação e da literacia em saúde mental e bem-estar psicológico em contextos desportivos. A assinatura do protocolo decorreu, esta terça-feira, na Escola Superior de Saúde do IPVC.




homens e mulher juntos à volta de uma mesa, assinando documentos

Esta semana, no âmbito das Jornadas “Saúde Psicológica e Desporto: Vivências e Desafios”, promovidas pelo município, foi assinada a Adenda ao Protocolo celebrado entre o Município e a Ordem para que as duas entidades colaborem na sensibilização e importância da intervenção dos psicólogos no município, na promoção da literacia em saúde psicológica e bem-estar da população e na organização de eventos.


A assinatura contou com a presença do Vereador do Desporto, Ricardo Rego, da Vice-Presidente da Direção Nacional da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Sofia Ramalho, e do Diretor da Direção Regional do Norte do Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P, Vítor Dias.


"Integra a vontade comum de colaborar no âmbito do Programa Municipal de Promoção da Saúde Psicológica em Contextos Desportivos, a desenvolver, especificamente, no que concerne às seguintes atividades: apoiar o desenvolvimento do programa municipal de capacitação e de literacia em saúde mental e bem-estar psicológico em contextos desportivos; divulgar a investigação centrada na avaliação dos impactos para a saúde e para a saúde psicológica da prática desportiva a ser promovida no âmbito do referido Programa Municipal", pode ler-se em nota da autarquia.

homem careca, de fato azul, discursando no palanque
Ricardo Rego - Vereador do Desporto e Promoção da Saúde da CM de Viana do Castelo

"As duas entidades pretendem ainda colaborar no planeamento e desenho do plano de formação anual dirigido aos desportistas, treinadores e dirigentes, centrado na promoção da saúde psicológica e na identificação de psicólogas e psicólogos disponíveis para serem formadores no âmbito do referido plano; participar na capacitação dos Psicólogos que venham a integrar o programa; colaborar na organização de eventos conjuntos e participar em eventos promovidos por ambas as entidades neste âmbito específico", acrescenta.


mulher de óculos, casaco curto bege, discursando no palanque
Sofia Ramalho - Vice-Presidente da Direção Nacional da Ordem dos Psicólogos Portugueses

Este protocolo de parceria surge numa altura em que o Município de Viana do Castelo, empenhado na prossecução da sua função mobilizadora do potencial endógeno do território e com foco no reforço da resiliência psicológica comunitária, numa perspetiva de promoção da saúde mental em todas as políticas, respondendo aos determinantes da saúde e aos novos desafios para a saúde mental, pretende promover a literacia em saúde mental e psicológica da população.


Esta promoção visa favorecer o envolvimento da autarquia em processos de discussão e de tomada de decisão relacionados com a saúde mental e incentivar a adoção de estilos de vida saudáveis, focados na saúde psicológica e no bem-estar, em todas as etapas do ciclo vital, implementando programas de promoção da saúde mental em diferentes contextos.


O evento das Jornadas “Saúde Psicológica e Desporto: Vivências e Desafios”, integrado na agenda de Viana do Castelo - Cidade Europeia do Desporto 2023, corporizou a visão do Município ao nível do estímulo da prática desportiva, investindo na formação de atletas, técnicos e dirigentes, e assumindo que o desporto é uma ferramenta fulcral para promover a saúde física e psicológica e o bem-estar da população. As Jornadas integraram um conjunto de workshops, destinados a diferentes públicos, diversas mesas e conferências.




0 comentário

Comments


bottom of page