top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Viana do Castelo separou 255 mil quilos de biorresíduos alimentares no ano passado

No ano passado, os munícipes de Viana do Castelo que integram e participam no projeto Viana Abraça – Separe orgânicos, seja solidário! – separaram cerca de 255 mil quilos de biorresíduos alimentares, deu hoje nota o Município vianense.





cartaz com mascote dos SMVC, que é uma borboleta com asas de papel

Isto significa que estes biorresíduos alimentares foram desviados de aterro e encaminhados para valorização orgânica, dando origem a um composto natural de altíssima qualidade para o ambiente e para os ecossistemas.


"A poupança alcançada com o desvio de resíduos orgânicos do aterro resultou, como habitualmente desde o início do projeto, na entrega de benefícios para duas instituições. Por decisão do Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados de Viana do Castelo, foram escolhidas duas instituições sem fins lucrativos e de solidariedade animal de grande relevância para a nossa comunidade", explica nota da autarquia.


Assim, as associações “Resgate Adoção Viana” e “Gatos de Ninguém”, foram contempladas com um valor total de 6.541,68 euros, divididos pelas duas instituições, tendo a verba sido convertida em espécie, designadamente através da comparticipação de tratamentos médicos e medicamentosos para os amigos de quatro patas e fornecimento de ração animal.


Para se atingir um maior número de benefícios resultantes da poupança alcançada com o desvio de resíduos orgânicos do aterro, o projeto Viana Abraça continua a contar com a adesão dos vianenses à compostagem doméstica e à separação de resíduos orgânicos.


Por cada euro poupado com a compostagem doméstica e a recolha seletiva de orgânicos na zona urbana, a Câmara Municipal de Viana do Castelo junta outro euro. O total do valor arrecadado reverte a favor da atribuição de benefícios sociais, como a aquisição de bens que ajudam a melhorar o funcionamento das instituições de solidariedade social de Viana do Castelo.



0 comentário

Comentários


bottom of page