top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Vila Nova de Cerveira assinalou 32º aniversário do NRP Rio Minho

A lancha de fiscalização Rio Minho comemorou, esta terça-feira, dia 1 de agosto, o seu 32.º aniversário ao serviço da Marinha Portuguesa. A efeméride foi assinalada a bordo, com um ato simbólico, que contou com a presença do Presidente da Assembleia Municipal de Vila Nova de Cerveira, António Quintas, e da Vereadora da Câmara Municipal com pelouro da Educação, Sónia Guerreiro, em representação do Município.




pessoas comuns, militares da GNR e oficiais da marinha a bordo de um navio, com bolo e taças de vinho

A comemoração de mais um ano em missão permanente no Troço Internacional do Rio Minho (TIRM) ficou marcada pelo convívio entre os representantes das entidades convidadas, culminando com o corte do bolo de aniversário e de um brinde com vinho verde de honra.

Instalada no cais de Vila Nova de Cerveira, o NRP Rio Minho foi aumentado ao efetivo da Marinha Portuguesa a 1 de agosto de 1991. Esta lancha de fiscalização foi concebida para a patrulha da fronteira fluvial norte de Portugal, principiada em 1864, tendo como missão fiscalizar e controlar as águas do Troço Internacional do Rio Minho, a jusante de Valença, e, ocasionalmente, a área costeira adjacente à sua foz, exercer presença naval, executar atos de representação e contribuir para o sistema de busca e salvamento marítimo.

De momento, o navio é comandado pelo Segundo Tenente Guilherme Santos do Nascimento, desde 1 de setembro de 2021, e conta com uma guarnição composta por oito militares.




0 comentário

Comments


bottom of page