top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Vila Nova de Cerveira declara dois dias de luto municipal por falecimento de Germano Cantinho

Numa nota enviada às redações, a autarquia refere que "É com profunda consternação que o Município de Vila Nova de Cerveira reage ao falecimento de Germano Cantinho, presidente desta autarquia entre 1982 e 1989, decretando dois dias de luto municipal. Cidadão preocupado e envolvido na resolução dos problemas dos Cerveirenses, Germano Cantinho teve uma vida ligada à política e ao associativismo local."




dois homens de fato e gravata junto a um ferry-boat

"Foi no concelho de Vila Nova de Cerveira que Germano Cantinho dedicou os melhores anos da sua vida à política local, tendo contribuído de uma forma decisiva e resiliente para o desenvolvimento do concelho", salienta a nota.

Germano Cantinho foi eleito Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira a 12 de Dezembro de 1982, pelas listas do PPD/PSD, cargo que exerceu até 1989. Do seu percurso político ainda faz parte o cargo de vereador nos mandatos 76/79 e 79/82, e após deixar a presidência, em 89/93; e ainda a eleição de Deputado da Assembleia da República, após ter concorrido às eleições intercalares de 2 de Dezembro de 1979, pelas listas da Aliança Democrática pelo círculo de Viana do Castelo.

"O seu espírito dinâmico e altruísta surge intimamente ligado a várias coletividades do concelho, tendo mesmo desempenhado o papel de principal impulsionador", frisa a autarquia cerveirense.

Germano Cantinho foi Presidente da Direção do Centro de Recreio Popular de Cerveira e do Clube Desportivo de Cerveira. Assumiu o cargo de Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Cerveira, e foi fundador da Liga dos Amigos da Santa Casa da Misericórdia do concelho. Foi igualmente um dos fundadores do Jornal Cerveira Nova, e benemérito da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira. Durante anos, foi empresário do setor têxtil, dando emprego a muitos cerveirenses.

Pelo seu papel bastante interventivo pela causa pública foi-lhe atribuída a Medalha de Mérito Concelhio em reunião de câmara de 1982, e a Medalha de Honra do Município em 2017.

"A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira endereça as condolências à família enlutada e declara, a partir de hoje, dois dias de luto municipal."

fachada de edifício com bandeiras, estando uma delas a meia haste
O Município de Vila Nova de Cerveira colocou a bandeira a meia haste, em homenagem ao falecido

Foto de Capa: Na fotografia, cedida pela família, Germano Cantinho surge com o então Presidente da República, Mário Soares, por ocasião da inauguração do ferryboat de Cerveira.




0 comentário

Comments


bottom of page